Os 5 cursos mais procurados do Brasil

Medicina, Direito, Arquitetura, Engenharia Civil e Administração são os cursos mais concorridos. Descubra se eles tem a ver com você!

Fizemos um bem bolado de todas as pesquisas existentes e elaboramos uma lista TOP dos cursos mais concorridos nos últimos anos, contando inscrições no SISU e em vestibulares específicos. Se liga no que encontramos! 😉

Ah! Seu curso não está aqui? 🙁 Não tem problema! Fizemos um novo post até o top 10 🙂 Clique aqui!

A velha notícia é que o curso de Medicina ainda é o mais concorrido (sim, sempre ele!), apesar da procura ter diminuído. Mas o que não esperávamos é que o curso de administração tem sido tão procurado que alcançou o 5º lugar! :O Na verdade, a procura por administração é muito maior, de acordo com o MEC, mas as vagas também são muitas e a concorrência é menor. Vale lembrar que além do curso, você também deve levar em consideração a variável da universidade ou instituição, afinal, dependendo do local, os cursos mais concorridos podem ser diferentes. Mas calma! Mesmo com todas essas variáveis, dá para calcular suas chances desde já! Nossa dica é fazer um simulado do ENEM no MISSU e usar o SISUmetroº para saber onde você entraria com essa nota. #ficadica

5_Banner conversão_SISU

Portanto, o primeiro lugar vai para…..

1. Medicina, é claro

medicinaSe você é daqueles que assistem a cirurgias, partos ou qualquer outro processo clínico só para ver como é feito, esta profissão é pra você! No curso você poderá estudar anatomia, bases moleculares e celulares, fisiopatologia, sintomas das doenças, entre outros temas que envolvem a saúde humana. Ronaldo Muller, médico há 30 anos, conta que para exercer essa profissão é preciso ter perseverança, bom senso, dedicação e não achar que é onipotente. O mais difícil da medicina, para ele, é o fato de que o médico lida muitas vezes com a vida de um paciente: “É difícil, a gente não pode errar… Se um eletricista queima uma TV tudo bem”. #Responsa

A razão para este curso ser tão concorrido é que ainda há muita fiscalização  por parte do MEC e do CFM (Conselho Federal de Medicina) com relação ao número de vagas e à aptidão das faculdades para lecionar tal curso. A classe médica luta por melhores salários, melhores condições de emprego, e etc. Não à toa, essa é uma profissão que possui certa garantia de colocação no mercado, prestígio social e empregabilidade.

Concorrência: A média é de aproximadamente 70 candidatos por vaga, mas pode chegar a 351,40 como foi o caso da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Na USP, foram 55,02 e na UEL, 99,71 no ano de 2015. #tenso

1. Direito

direitoSe você gosta da ideia de bancar o justiceiro, tem senso de ética e responsabilidade social, e gosta de ler aqueles projetos de leis que surgem de vez em quando na internet, você é um estudante nato de Direito. O advogado, ex-conselheiro da OAB e autor de diversos livros de Direito Tributário, Ives Gandra Martins conta o que aprendeu com a profissão, “Considero importantes títulos acadêmicos, como também começar a estagiar e trabalhar desde cedo. Estude sempre, todos os dias, para que possa distinguir o que é justo do que apenas aparenta ser justo”.

Concorrência: fica em torno de 50 candidatos por vaga, mas pode chegar ao primeiro lugar em algumas faculdades como na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em que a relação de candidato por vaga é de 150! Na Unesp de Franca, a relação chega a 66,4.

1. Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura-e-UrbanismoArquiteto não é engenheiro. Bom, até pode ser… Mas a função do arquiteto é conceber um projeto, criar, projetar coisas, enquanto que o segundo é responsável por torná-lo realidade, calculando as estruturas. Basicamente, para ser um aluno de arquitetura é preciso ser organizado, criativo e ter jogo de cintura. O arquiteto Zan Quaresma esclarece: “Quando menos espera durante um projeto o arquiteto é desafiado a pensar em uma solução rápida para um problema de sinalização, acessibilidade, comunicação ou conforto”. Curte projetar? Se sim, esse é pra você! 😀

Concorrência: este curso em específico é muito variável de acordo com a universidade, mas, ao mesmo tempo, é o segundo curso mais procurado na Unicamp, com 115 candidatos por vaga, e um dos mais concorridos na UEM, onde a relação chega a 75,30. Pode chegar em 53,4 candidatos por vaga como no caso da Unesp de Bauru e em 32,77 na UFSM. Mas não desanime! É possível encontrar boas escolas como a UFSC com menos de 30 candidatos por vaga. Ufa!

1. Engenharia Civil

EngenhariaDá para identificar um engenheiro civil desde cedo: eles adoram saber como os prédios, construções e projetos arquitetônicos são construídos e estão o tempo todo pensando sobre métodos para realizar as coisas. Avisamos logo: não é simplesmente reproduzir números ou fazer contas, tem que pensar no produto final!

Segundo o engenheiro civil Francisco Ladaga, além das áreas tradicionais, o setor que mais está crescendo é o de meio ambiente. Fique de olho.

Concorrência: foi o mais concorrido no vestibular de meio de ano da Unesp e chegou a 48,4 candidatos por vaga e 58,53 no caso do SISU, ambos em 2015.

1. Administração

AdministraçãoEste não é o curso de quem não sabe o que fazer. Na verdade, este é o curso dos executivos, dos gestores e até dos empreendedores. Uma coisa é certa: são inúmeras as áreas de oportunidade, e tudo o que um administrador precisa é ter este senso de oportunidade, saber lidar com planejamentos, trabalhos em equipe, ter objetividade e capacidade de negociar!

Concorrência: neste curso, a concorrência costuma ser mais amena, mas, mesmo assim, a procura vem crescendo tanto que no último SISU a relação entre candidato e vaga foi de 48,23.

E então, ansioso para saber se você passa ou não? Vem fazer um simulado no MISSU e descobrir agora: www.missaouniversitario.com.br.