A importância do Plano de Vida

Planejamento é tudo! E isso vale para a sua vida, para o ENEM, para o vestibular e para todo o resto!

.

Convenhamos que só na música funciona aquele lema de “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Se você é o protagonista da sua história, dono das suas escolhas e quer mais é levar a vida para onde você achar que deve, sabe que não dá para não se planejar. Vamos lá: qual curso você vai fazer, que faculdade escolheu, que carreira vai seguir?

Para isso existe o Plano de Vida! Ele pode ajudar você a encontrar um propósito nos estudos e, ao mesmo tempo, refletir sobre seu futuro e como chegar lá, a partir de objetivos claros. Ele ajuda você a:

  • Planejar seu futuro e ter sucesso mais facilmente
  • Prever dificuldades e evitá-las antes, sempre aprendendo com seus erros
  • Utilizar melhor seu tempo e ter metas para saber se está no caminho certo
  • Aprender a fazer escolhas e sofrer menos com incertezas
  • Ter uma vida mais balanceada, sem deixar seus estudos e trabalhos comprometerem seu lazer

.

OK, mas na prática, o que é um Plano de Vida?

Pense no seu Plano de Vida como um projeto! E esse projeto precisa ser organizado em um documento, que vai ter tanto uma análise pessoal sobre seu perfil quanto objetivos concretos de curto, médio e longo prazo.

O seu projeto de vida deve envolver tanto a sua vida escolar, quanto a profissional (carreira que pretende seguir), além de, claro objetivos pessoais, relacionados a sua participação na sociedade. Ou seja: o plano de vida não é uma lista de tarefas, mas um conjunto de reflexões, análises, planejamentos e metas que devem estar em consonância com os seus sonhos.

.

Por que é importante fazer o seu Plano de Vida?

Ao colocar tudo na ponta do lápis você vai perceber que passar no vestibular é um dos seus objetivos imediatos, mas que isso faz parte de um plano maior.

Para elaborar um Plano de Vida você precisa entender suas motivações, pontos fortes e fracos. Assim ficará claro, por exemplo, que você quer cursar Medicina porque deseja melhorar a vida das pessoas e não simplesmente porque é um curso interessante e bem posicionado no mercado; ou que você quer se formar em Ciências Sociais pois a área te chama atenção e você pretende ter projetos para modificar o panorama do Brasil quanto ao âmbito social e cultural. Segundo o presidente da ETALENT, Jorge Matos, é preciso se conhecer para saber aonde quer chegar: “Uma coisa que não podemos deixar de lado, antes de tudo, é o autoconhecimento. O indivíduo que não sabe sobre si, onde está não saberá para onde ir”, ressalta ele. #ficadica

Essas reflexões ajudarão você com os seus problemas pessoais também, pois a sua identidade ficará mais clara ao longo do processo, e quando surgir um obstáculo você estará preparado para isso. Utilize seu projeto de vida como um motor! O especialista Jorge afirma ainda que o planejamento pode ser uma motivação: “Planejar-se para conquistar um objetivo é um ótimo combustível para a motivação que precisamos em prol de alcançá-lo”.

.

6_Banner conversão_VESTIBULARES

.

Por onde começar meu Plano de Vida?

  1. Pergunte-se sobre seus maiores sonhos, antes de tudo.

Reflita sobre o que você gosta, qual cursos gostaria de fazer, com o que pensa em trabalhar, o que lhe dá mais prazer, quais são as opções de carreira que mais tem a ver com você e, principalmente como você se vê daqui 5, 10 e 20 anos.

  1. Organize seus sonhos em objetivos que façam sentido

Reflita quais dos seus sonhos são de fato objetivos de vida. Em seguida, organize a ordem das coisas: objetivos em curto, médio e longo prazo. Assim você estabelece suas prioridades e foca em uma coisa de cada vez, sem sofrer com tudo ao mesmo tempo! 

  1. Para cada objetivo, defina o que você precisa fazer para chegar lá

Quebre seu objetivo em pequenas tarefas e pense como você pode confirmar que está no caminho certo. Por exemplo: um simulado pode indicar se seus estudos estão no caminho certo e quais suas chances de aprovação no curso dos seus sonhos 😉


.

Ao longo do tempo, o plano pode ter mudanças, mas é essencial que você não veja este documento como uma bula com as únicas opções possíveis, mas como um guia ajustável. Pode ser que seus objetivos sejam modificados com o passar dos meses, mas isso não deve ser um impeditivo. Você faz o seu planejamento!

Bora começar? 😀

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015