Atualidades ENEM 2016: temas que podem cair

Confira os principais assuntos de atualidades que podem cair no ENEM esse ano e prepare-se para uma boa Redação
.

O ENEM 2016 já tem data marcada e inscrições vem logo aí dia 9 de Maio! Faltando pouco mais de seis meses para a prova, cai a ficha e bate o desespero: o que estudar pro ENEM? Bom, além de estudar as matérias do Ensino Médio que listamos aqui, treinar a Redação, resolver exercícios e Simulados do MISSU, está na hora de se ligar nas atualidades!

Tem muito assunto bombando no Brasil e no mundo! É política, saúde pública, religião, economia, comportamento….o que não falta é polêmica e matéria-prima para o ENEM, para os vestibulares e para um possível tema de Redação, não é?

Lembre-se sempre que a Redação do ENEM é dissertativa e não tem o objetivo de debater os acontecimentos em si, mas sim as relações sociais e impactos dos movimentos na sociedade brasileira. Historicamente, o ENEM tem abordado temas de forte cunho social e dificilmente trará um tema político ou polêmico ao governo.  Clique aqui e confira exemplos de redação nota mil de edições anteriores do ENEM 😉

Tema Redação ENEM: confira os temas que já caíram na prova desde 2015
Agora bora conferir os assuntos que o MISSU elencou para você ficar de olho em 2016! A nossa dica é que você crie mecanismos para se manter atualizado ao longo da semana, seja seguindo veículos de comunicação no Facebook, lendo ou assistindo Jornal, configurando os grandes portais como primeira página do seu navegador, instalando apps de notícias no cel e outras estratégias que funcionem mais PARA VOCÊ. Veja abaixo quais assuntos pesquisar:

Atualidades ENEM 2016: Brasil.

Olimpíadas Rio 2016

O impacto social e político dos jogos no Brasil 

Democratização da cultura 

O acesso dos estratos sociais à cultura

Mobilidade urbana

Transporte público, UBER versus Táxis, impacto ambiental.

A politização da sociedade brasileira

A participação do povo brasileiro na política e o envolvimento dos jovens com movimentos políticos/sociais 

A crise econômica brasileira

Origem da crise, impactos políticos e sociais da recessão, Brasil no cenários político mundial (BRICs e Mercosul).

Mariana – MG: desastre ambiental

O impacto social, econômico e ambiental causado pelo rompimento de barragem da mineradora Samarco.

Zika, chikungunya e dengue

O que são essas doenças, formas de contágio, ciclo de vida dos vetores e impactos sociais da expansão dessas doenças no país.

.

Atualidades ENEM 2016: Mundo.

Mudanças climáticas

Frio excessivo, calor excessivo, derretimento das calotaspolares e o impacto da ação humana no clima do planeta.

Ativismo digital

Como a Internet revolucionou as causas sociais e o impacto das mobilizações digitais.

A crise dos refugiados e o avanço do terrorismo

Quem são os refugiados e o que procuram? O impacto social dessa movimentação na Europa. O crescimento e a diversificação do terrorismo no mundo e o Estado Islâmico.

Liberdade de expressão e preconceito

Qual é a diferença entre manifestação de um ponto de vista e o preconceito? A questão social das minorias (negros, pobres, homossexuais, mulheres e pessoas com deficiência).

A questão de gênero

A recente discussão sobre como definir os gêneros. Identidade de gênero e orientação sexual. O crescimento do feminismo e o fortalecimento das causas LGBT.

Economia colaborativa

O que é e como funciona? Quais os exemplos mais populares? Oimpacto do novo modelo na sociedade e na economia. Como essa mudança de paradigma influencia as empresas e os consumidores?

 .O que cai no ENEM

Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para fazer qualquer prova, seja o ENEM ou vestibular, pois faz com que ganhe repertório, conheça diferentes pontos de vista e estilos de escrita e argumentação. Mas lembre-se: a ideia não é tomar partido ou ser opinativo, mas sim tratar os assuntos com olhar crítico e ter argumentos que sustentem seu ponto de vista, beleza? 😉

> Veja aqui algumas dicas importantes para uma Redação Notal Mil no ENEM.

O ENEM quer saber não apenas se você domina os conteúdos básicos do Ensino Médio, mas principalmente, se você consegue aplicar esses conhecimentos em situações do seu cotidiano e na resolução de problemas. Ou seja, muito repertório e interpretação de texto! 😉 .

E aí, partiu acompanhar o noticiário? #AnoDaVitória.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015