Como estudar para a 2ª fase dos principais vestibulares?

FEDERAIS, USP, UNICAMP, UNESP: o que mais você precisa saber para ir bem nas provas!

.
O ENEM passou e estamos ansiosos pela nota, mas tem gente que ainda tem muito vestibular pela frente antes de cortar o panetone, né? O MISSU até postou as datas da 1ª fase dos principais vestibulares de públicas e privadas até o final do ano pra te ajudar a se organizar, lembra? Agora, se você é um dos sortudos que passou ou tem grandes chances de passar para a 2ª fase, preparamos algumas dicas especiais, com datas, livros indicados e principais pontos a serem estudados para a 2ª prova das grandes Universidades públicas. Bora se preparar? 🙂

.

Antes de mais nada, se liga numas diquinhas preciosas que valem pra todas:

Dica 1 – Verifique se as provas serão específicas ou gerais. Tem faculdade que cobra apenas as provas de Exatas ou ainda dá pesos diferentes para cada área. Você já conferiu essa informação para o seu curso?

Dica 2 – Não perca a ritmo! As férias são tentadoras, o peru e a piscina também, mas reserve horas do seu dia para continuar estudando e revisando as matérias. Não deixe a peteca cair!

Dica 3Escreva a mão, treine sua Redação e fique ligado nas Atualidades! A maior parte das universidades cobra a Redação na 2ª fase e respostas dissertativas para as questões. Capriche no seu repertório e acompanhe as notícias para ter ideias de expressões, argumentos, abordagens de texto.

Agora, bora conferir uma a uma….

.

6_Banner conversão_VESTIBULARES

.

VESTIBULAR USP (FUVEST)

Datas: 1ª fase – 29/11    2ª fase – 10, 11 e 12/01

ObrasViagens na minha terra – Almeida Garrett; Til – José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; O cortiço – Aluísio Azevedo; A cidade e as serras – Eça de Queirós; Vidas secas – Graciliano Ramos; Capitães da areia – Jorge Amado; Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.

Dicas do MISSU:

● Dê atenção especial à prova de Português (a única comum para todos os candidatos) e capriche na Redação, ela vale sozinha metade da nota da prova de Português!

Leia os enunciados com calma e sublinhe os VERBOS de ordem do enunciado (identifique, compare, analise e responda com evidências e provas).

● Seja claro e direto nas respostas, não enrole! Você terá, em média, 18 minutos para cada questão, portanto esqueça a ideia de escrever a lápis e repassar a caneta.

Estrutura da prova:

Todas as provas terão 4h de duração, da seguinte forma:

1º dia → 10 questões de interpretação de texto, gramática e literatura e uma redação.

2º dia → 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês (sendo algumas delas questões interdisciplinares).

3º dia → 12 questões, com duas ou três disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

.

VESTIBULAR UNICAMP

Datas: 1ª fase – 22/11     2ª fase – 17, 18 e 19/01/2016

Obras: Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade; Sonetos – Luís de Camões, Amor (do livro Laços de Família) – Clarice Lispector; A hora e a vez de Augusto Matraga (do livro Sagarana) – Guimarães Rosa; Negrinha (do livro Negrinha) – Monteiro Lobato; Lisbela e o prisioneiro – Osman Lins; Viagens na Minha Terra – Almeida Garret; O cortiço – Aluísio Azevedo; Capitães da Areia – Jorge Amado; Til – José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis e Terra Sonâmbula – Mia Couto.

Dicas do MISSU:

Interpretação de texto é a habilidade mais importante para a 2ª fase da Unicamp. A prova não costuma ter “pegadinhas”, nem “macetes”, a ideia é saber interpretar textos, gráficos e imagens.

Expresse suas ideias com clareza! Além de dominar o conteúdo das disciplinas, é importante demostrar sua capacidade de organizar suas ideias, estabelecer relações e elaborar hipóteses.

● Muitas das respostas já estão nos enunciados! Há questões que podem ser resolvidas com interpretação de texto bem feita. Leia cada questão com muitíssima atenção e tente entender o que esperam que você recapitule na resposta.

● Espere muitas figuras, tabelas, gráficos e informações em geral que se inter-relacionam e que exigirão sua capacidade de ler as informações “escondidas” nestes dados. Fique atento às legendas.

Estrutura da prova:

Todas as provas terão 4h de duração, da seguinte forma:

1º dia → 6 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, além da Redação, que inclui a produção de DOIS textos.

2º dia → 18 questões, sendo 06 de Matemática, 06 de  História e 06 de Geografia.

3º dia → 18 questões, sendo 06 de Física, 06 de Química e 06 de Biologia.

.

VESTIBULAR UNESP (VUNESP)

Datas: 1ª fase – 15/11     2ª fase – 13 e 14/12

Obras: Não tem lista específica, mas não deixe de ler os livros indicados pela FUVEST e UNICAMP

Dicas do MISSU:

● A prova da Unesp valoriza muito a parte de Ciências Humanas, portanto capriche no estudo dessas matérias;

● Dê o máximo de atenção à leitura dos textos que servem de base às questões já que, muitas vezes, as respostas dependem apenas de uma boa leitura.

● Não escreva em excesso, para evitar a prolixidade, nem de modo muito  resumido, que prejudique a clareza da sua resposta.

● A Redação deverá seguir o estilo de prosa e seu texto deve obedecer à norma culta da Língua Portuguesa. Se atenha ao tema e lembre-se de concluir suas argumentações.   

Estrutura da prova:

Todas as provas terão 4h e 30 min de duração, da seguinte forma:

1º dia → 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

2º dia → 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e Redação.

.

GUIA: Como fazer Plano de Estudo ENEM e Vestibulares

.

UFA! É muita prova, muitas horas de estudo e dedicação, sem dúvidas. Serão os meses de Dezembro e Janeiro mais intensos da sua vida, mas não esqueça de aproveitar as festas de final de ano para curtir um pouquinho a família e os amigos (você merece!) E, claro, conte com o MISSU para te ajudar em todas as etapas rumo ao #SUCESSO! 😉

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015