ENEM 2015: o que estudar na reta final?

Confira 6 dicas para focar seus estudos na véspera do ENEM 2015

.

O ENEM está se aproximando, é verdade, mas não há razão para temer pois este bichano vai ficar facinho de enfrentar se você – respirar fundo e – determinar seus objetivos para o próximo mês de estudo. Quer ver? ☺

.

Então, para não ter mimimi e nem desespero nesta reta final, coloque em prática estas seis dicas que preparamos para você. Bora que #faltapouco!

.

1)  Esqueça o “Não preciso mais de metas….”

Nesta fase o mais importante é ter objetivos claros, meu jovem. Neste caso é melhor definir, sim, metas diárias de estudo. Faça assim:

.

– Em matérias que você tem facilidade estabeleça um número alto de exercícios a serem resolvidos por dia. E nas de maior dificuldade, compreenda melhor o conceito e realize menos exercícios em um só dia.

– Comece pelas matérias mais difíceis para aproveitar a cabeça fresca e acrescente 1h à sua rotina de estudos para dar um gás nesta reta final. Divida o seu tempo mais ou menos assim:.

.

turbinando_g

.

2) Já que falamos em simulados…

Este é o momento de entrar de cabeça nos simulados e provas anteriores! Segundo o coordenador de vestibular do Colégio Qi, Renato Pellizzari, é preciso entrar no ritmo do ENEM e testar também como você se sai em uma prova de grande porte, “O Enem é uma maratona. É importante ter ritmo, concentração. O conhecimento, sozinho, não garante isso tudo, ele garante.

.

A nossa dica é que você separe mais ou menos 3 minutos por questão e faça o máximo para aprimorar seu tempo. Dessa maneira você cria sua própria estratégia e, quando chegar no ENEM, saberá exatamente por onde começar, o que deixar para o final e como organizar seu tempo.

Lembre-se de respeitar a ordem das questões, já que elas seguem uma lógica de dificuldade. Entenda melhor como isso funciona e pode afetar em sua nota no post ENTENDA A NOTA TRI DO ENEM.

.

DICA: O MISSU disponibiliza vários simulados para você treinar, já viu? Tem Simulado com 60 questões, com 120 questões e muito mais! Você pratica com questões inéditas e super calibradas na escala ENEM. Tem cronômetro para treinar sua organização de tempo e indicação de como estava se sentindo antes de começar um simulado. Assim você consegue ver o impacto do seu humor nos resultados e usa o comparativo com a concorrência para saber onde focar nesse último mês. O melhor: dá até para calcular em que faculdade e curso você passaria com sua nota do simulado…bom né?!

.

4_Banner conversão_ENEM

.

3) Última chamada para REVISÃO

Está na hora de se organizar! 🙂 Se você é do tipo que se preparou ao longo do ano, pegue as anotações e resumos e faça uma revisão de tudo ao longo das próximas semanas. Se você não se preparou tão bem assim, não se preocupe. Agora é a hora de por ordem na casa! Organizar as anotações e resumos é também uma forma de estudar, sabia? Passe tudo a limpo, faça novos resumos, certifique-se de que todos os temas do ENEM estão sendo abordados. Não hesite em pedir ajuda a colegas e professores, se possível 😉

Agora não é mais hora de aprender coisas novas, ok? Alterne entre matérias que sabe bem e matérias que não sabe tão bem durante o mesmo dia, assim você não perde a concentração por achar que algo está muito difícil e nem acha que está mandando super bem por terminar os exercícios rápido demais. #ficadica

.

4) Mantenha o radar alto e acompanhe os noticiários e atualidades

Você já sabe que o ENEM traz atualidades tanto na redação quanto no contexto das questões, por isso, leia muuuuito! E, sempre que possível, veja matérias e opiniões sobre o mesmo tema para aprimorar sua visão crítica e ter o panorama completo do que acontece por aí.

Fique de olho em colunistas, artigos de opinião, cartas dos leitores (presentes em jornais) e revistas, curta páginas destes autores e revistas no Facebook, assine o feed… Enfim, traga o mundo das notícias para o seu dia a dia! #dicadeouro

.

5) Prepare-se para alcançar mil pontos com a redação

Sim, esta é a única etapa da prova em que dá pra alcançar – ✨ 🙂 ✨ – 1.ooo pontos! Não dá pra bobear com esta chance, certo?

Sabe aquele momento da redação em que você precisa elaborar uma proposta de solução para o tema apresentado e não tem ideia do que defender? Isso não vai mais acontecer se você, simplesmente, se aprofundar nas atualidades e praticar a redação com diferentes temas. Construa uma solução para algum problema do nosso país ou apenas pratique com um tema já cobrado nas redações do ENEM. Já pensou que maravilha chegar na prova e se deparar com um tema que você praticou por dias? O MISSU já preparou um post super completo com dicas certeiras para você escrever uma REDAÇÃO NOTA MIL, que tal conferir?

.

6) Parece papo de pai, mas não é… Durma bem!

Não tem como terminar seu dia de maneira melhor. Se você ficar ansioso demais, pensativo demais ou preocupado demais só vai perder horas de sono e o cansaço acumulado acabará aumentando seu nervosismo na hora da prova, o que pode até causar o temido “branco”.

Se estiver com dificuldades, vale contar com aqueles aplicativos que ajudam a dormir ou até começar a praticar meditação para relaxar, não custa tentar… E bora dormir bem porque você merece! 😉

.

E aí? Preparado para a maratona ENEM? Falta pouco, mas seguindo essas dicas, temos certeza de que vc se sentirá mais seguro na hora da prova 😉

Ah! Não esquece que, quanto mais vc treinar com o MISSU, mais pontos acumula e mais perto fica dos prêmios. #Partiu MISSU.

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015