Como fazer um plano de estudo? ENEM e Vestibulares

Seja para o ENEM, vestibular ou semana de provas: saiba como organizar seus estudos

.

Ei, vestibulando, sabemos que você se assusta um pouco com o termo “plano de estudo”. É claro que você também se pergunta por que deveria reservar um tempo para fazer um planejamento ao invés de estudar logo de uma vez.

Eis a resposta: ao repensar seus afazeres e prioridades, talvez você perceba que muitas atividades entraram no “meio” do seu estudo: aquela passada pelo Facebook, aquela mensagem no Whats, um videozinho rápido do Youtube ou aquela pausa para um docinho que acabou durando 2 horas… Acertamos? 😉

Tudo bem, ninguém é 100% produtivo, mas tenha a certeza de que sem planejamento você corre o risco de ser 0% produtivo. O consultor Lauro Brambilla, da ABS Consultoria, com especialidade em produtividade de empresas, garante que todo investimento feito em planejamento de ação é revertido em resultados, pelo menos, 3 vezes maiores caso não houvesse um plano. Se cada executivo parasse um minuto para pensar sobre o que está fazendo, conseguiria perceber se aquela é a melhor maneira de realizar determinada tarefa, explica ele.

Por isso frisamos: PLANO DE ESTUDOS É A SOLUÇÃO! Os primeiros passos para fazer um sem grandes problemas são:

.

Seu objetivo deve ser seu melhor amigo: sabia tudo sobre ele!

É essencial que você esteja íntimo de seu principal objetivo antes de elaborar um plano de estudo, seja ele o vestibular de um curso específico ou o ENEM. Se o seu alvo é o ENEM:

● Entenda quais habilidades serão cobradas na prova e lembre-se de que o ENEM exige boa interpretação e contextualização das matérias na vida cotidiana, ou seja, a decoreba não será a solução. São em torno de 120 competências exigidas, clique aqui para conferir a matriz do INEP;

● Liste as matérias que cairão no exame. Qualquer dúvida, consulte aqui (ou em qualquer outro site especializado);

● É legal saber também quais são os temas que mais aparecem nas questões, para isso, cheque as provas dos anos anteriores;

● Pesquise sobre os critérios de avaliação da Redação: esta parte da prova é critério decisivo para todos os cursos! Veja aqui nossas dicas para redação NOTA MIL!

.

2_Banner conversão_simulados

.

Antes da mira, vem o alvo. Correto?

Vamos à parte mais específica: você já sabe que curso quer fazer? Tem alguma ideia? Caso ainda não tenha se decidido é bom começar a pesquisar pois, ao saber quais são suas opções de curso, fica mais fácil decidir onde focar os estudos. Para dar uma mão, veja aqui nossas dicas sobre a escolha profissional.

Ter um objetivo final faz muita diferença, pois dependendo da sua escolha, o peso das matérias pode mudar e a concorrência também. Avalie quais são os cursos que mais gostaria de fazer e passe para a etapa seguinte:

● Faça uma lista das universidades que oferecem o curso desejado e não descarte nenhuma opção! Você pode ter o Plano A, o B e até o C, assim você garante alguma vaga ainda neste ano.

● Verifique se elas aceitam o ENEM como processo seletivo e o SiSU como meio de ingresso. Isso facilita a rotina de estudos pois ao invés de treinar para vestibulares diferentes você pode focar no exame nacional.

● Avalie o número de vagas, o peso de cada matéria e as notas de corte nos últimos anos. Se quiser saber como isso influencia na aprovação do ENEM e SiSU, temos aqui um E-Book só para isso.

● Verifique quais são os livros obrigatórios para o seu vestibular e deixe-os para as horas vagas.

.

Seja realista e adote o modelo de estudos mais adequado a VOCÊ!

.É claro que para decidir, primeiramente você precisa ponderar:

  • Qual sua disponibilidade de tempo, ou seja, quantas horas por dia você pode se dedicar aos estudos? Faça um cronograma por dia baseado nisso!

.

a) Caso você tenha muito tempo, invista tudo o que puder nos estudos, faça simulados, estude diferentes matérias por dia e dê pausas maiores entre um estudo e outro.

b) Já se você não dispõe de tanto tempo assim, saiba que o seu plano de estudos pode ser readequado e, com um uma dedicação diária (incluindo os finais de semana, viu?), você vai sair dessa vencedor! Não é tão difícil, nos prometemos explicar tim tim por tim tim no próximo tópico.

  • Como é a sua rotina? Pondere as prioridades e estabeleça horários para fazer as coisas. Ter um planejamento eficaz fará com que seus esforços sejam bem aproveitados e haja tempo para todas as atividades, sem prejudicar nenhuma.
  • Você possui algum dinheiro para investir nos estudos? Classifique em muito, médio ou pouco.

.

a) Se for muito, vale a pena bancar um bom cursinho e contar também com materiais extras, como apostilas, livros, simulados, etc.

b) Se for médio, você ainda pode investir em cursos híbridos ou mais baratos, por exemplo: estudar sozinho ou com sites de apoio pelos 6 primeiros meses e pagar um cursinho nos últimos 6 meses de estudo.

c) Se o dinheiro for pouco, não se desespere! Mais uma vez, você não está sozinho. É muito importante ser seu próprio guia e reservar um lugar que consiga se concentrar e exercitar sua disciplina. Lembre-se também de que você pode contar com soluções de cursos e módulos gratuitos e à distância para treinar diariamente. Com dedicação e um acesso ao computador você pode contar com ajuda de plataformas de estudos, simulados e exercícios diários.

.

GUIA: Como fazer Plano de Estudo ENEM e Vestibulares

.

O engenheiro, empreendedor e Diretor Geral do MISSU, Claudio Franco, reforça: “Temos vários jovens que estão em nossa plataforma estudando sozinhos e nos escrevem contando como o Treino Diário, que é gratuito, tem ajudado assimilar que é possível estudar um pouquinho por dia e que isso faz toda a diferença no final do ano. Perder o medo, se testar e ver que o ENEM não é um bixo de 7 cabeças tem motivado nossos estudantes a seguirem firme ao longo do ano”.

Bom, depois de tantas análises, você está pronto para o próximo passo! Semana que vem publicaremos aqui no blog um artigo inteirinho dedicado à construção do seu plano de estudo para o ENEM. Assim você vai saber, na prática, como elaborar um. Fique de olho! 😉

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015