COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

Técnicas para fazer uma redação nota mil no ENEM! Confira dicas práticas de como organizar o seu texto e argumentação 😉

Você sabia que o percentual de candidatos que zeraram a Redação do ENEM aumentou 5 vezes ao longo dos últimos 3 anos? Pois é. Em 2014, foram mais de meio milhão de notas zero :O E o que todos precisam saber é: como fazer uma boa redação no ENEM?

Uma redação bem escrita na prova do ENEM pode valer uma vaga naquela universidade federal superconcorrida! Temos um post com exemplos de redação nota mil de todos os temas da redação do ENEM que já caíram desde 2009 e, aqui, você vai conferir  alguns “segredinhos” para arrasar na Redação do ENEM 2016😉

Traduzimos as competências que compõe a nota da Redação ENEM em dicas práticas para organizar seu texto e argumentação, dicas de expressões para usar e quais você deve evitar e como encerrar com uma proposta de solução!

 Redação

Composição da Nota de Redação do ENEM

A nota da Redação do ENEM é composta pela avaliação de cinco diferentes competências, que valem 200 pontos cada.  São elas:

  • Domínio da Língua Portuguesa
  • Compreensão da proposta da redação
  • Seleção e organização das informações
  • Conhecimento para argumentação
  • Proposição de soluções para o problema abordado

Nas 4 primeiras competências citadas acima, a média de notas no Brasil fica entre 106 a 120 pontos. Já a proposição de soluções mostra ser a maior dificuldade dos candidatos, com média de apenas 62 pontos.

desempenhonaredacao

Muito complexo? Veja abaixo dicas práticas para mandar bem em cada uma das competências!

Domínio da Língua Portuguesa

SEJA OBJETIVO E CLARO!

Pra mandar bem nessa competência da Redação do ENEM, você precisa ter uma coisa em mente: SEJA CLARO! A objetividade e clareza em um texto é de extrema importância. Vamos pensar na prática: se uma pessoa está conversando com você e fala sobre várias coisas ao redor do tema principal, sem chegar a nenhumaconclusão, não te deixa cansado? Pois então, o mesmo acontece para o leitor que lê um texto bagunçado e sem objetivo.

Além disso, aposte num vocabulário rico e diferenciado. Sabeaquelas palavras que você não lê com frequência, mas que estão lá no dicionário com um propósito? Elas são supervalorizadas em um texto como esse. Esqueça aquelas expressões informais, como por exemplo, “aí, opa, eba e bacana”. Elas enfraquecem a qualidade do seu texto e parece que você não entende tão bem sobre a seriedade do ENEM.

Agora, o que é muito importante nesta fase são as regras gramaticais, aquelas que você começou a aprender lá no ensino fundamental. Alguns exemplos pra você dedicar seu tempo de estudo: concordância nominal e verbal, pontuação, regência nominal, flexão de nomes e verbos, colocação de pronomes, grafia das palavras, acentuação, letras maiúsculas e minúsculas.

 4_Banner conversão_ENEM

Compreensão da proposta da redação do ENEM

APRESENTE UM PROBLEMA, DISCORRA E PROPONHA ALGO!

Como diz o título, nessa competência você será avaliado sobre o entendimento da proposta da redação. Os avaliadores do ENEM querem saber se você consegue escrever um texto dissertativo-argumentativo de fácil entendimento. Essa competência avaliará se o seu texto está coeso através da estruturação dos parágrafos, estruturação dos períodos e referenciação.

Para isso, você precisa garantir uma leitura fluida e sem trechos soltos. O segredo aqui é usar conjunções para organizar suas ideias e argumentos, como “contudo, dessa forma, segundo, por outro lado, a fim de”, entre outros. Outra dica bacana é evitar frases vazias como “o homem é um ser vivo que vive em sociedade”, “é importante viver em sociedade” ou “as pessoas precisam se conscientizar”.

Desenvolva o tema de forma consistente, prestando atenção para que cada parágrafo esteja de acordo com os anteriores, que tenha coerência do começo ao fim e o principal: mantenha o foco! Nada de fugir do tema, ok? 😉

.

Seleção e organização das informações

NÃO SAIA ESCREVENDO SEM SE PLANEJAR!

Sim, a sua organização também será avaliada na redação do ENEM. Essa competência avaliará se o seu texto está coeso através da estruturação dos parágrafos, estruturação dos períodos e referenciação.

Organize o texto de forma com que o leitor seja levado a reflexão. Como? Interprete o tema proposto, selecione os melhores argumentos e defenda seu ponto de vista do começo ao fim. Para isso, é importante ter um texto coerente, lógico e sem “idas e vindas”.

Dica simples: termine o parágrafo com a mesma ideia que você começou. Por exemplo, se você começou escrevendo sobre os efeitos da tecnologia nas relações humanas, você precisa terminar o parágrafo escrevendo sobre isso. E cada parágrafo deve ter uma função, que significa introduzir o tema, detalhar a problemática, apresentar caminhos e propor uma solução final. Qualquer coisa diferente disso, pode ser um sinal de que você está se perdendo no texto.

 

Conhecimento para argumentação

POSICIONE-SE E DEFENDA SEU PONTO DEVISTA!

Isso quer dizer que você precisa mostrar para o corretor do ENEM que tem opinião sobre o tema e sabe se expressar através de um texto. Mais do que certo ou errado, o que vale aqui é o poder de defender seu ponto de vista.

Aqui é importante usar argumentos captados em diversas partes da sua vida: escola, família, cinema, internet, música, filmes. Suas influências serão usadas positivamente! Traga dados, referências históricas, cite autores de livros ou até uma frase deles. Só tenha um cuidado: não copie trechos de textos motivadores, viu? A aceitação disso não é muito boa e o excesso de cópias de outros textos é a causa de 5% das notas zero nas redações.

 

Proposição de soluções para o problema abordado

NÃO DEIXE DE PROPOR ALGO!

A última competência avaliada na Redação do ENEM, que é a mais desafiadora para os candidatos, avalia sua proposta de intervenção na vida social. Aqui, você deve sugeriruma proposta real e concreta e não sugerir nada vago.

Pergunte para você mesmo: O que é possível fazer? A proposta que pretendo fazer é viável? E aí estruture seu texto pensando nisso. Lembre-se que a proposta precisa respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural. Importante: o clássico clichê “é preciso conscientizar…” por si só não é considerada uma proposta de solução se não vier acompanhada de ações práticas. 

Sugestão: deixe sua proposta ou solução para a conclusão do texto. Nela, serão avaliados os seguintes critérios:

  1. Presença de proposta x ausência de proposta;
  2. Proposta explícita x proposta implícita;
  3. Proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

Falamos o texto inteiro sobre isso, mas vale lembrar mais uma vez: A coerência será um dos aspectos decisivos na avaliação. Mantenha isso em mente durante todo o tempo e com certeza sua redação do ENEM será um sucesso! \o/

Quer entender na prática como funciona a correção do ENEM? Clique aqui para conferir Redações Corrigidas por especialistas 😉


Redações Corrigidas e Comentadas por especialistas
.

Comentários

Comentários

41 Comments

  1. Queria saber se posso usar os trechos dos textos de motivação, porém fazendo sua referência, ou seja, usá-los como citação?

    1. Oi, Rubia! Tudo bem? Motivar as pessoas é o que mais gostamos de fazer! <3 Ficamos felizes em saber que te motivamos de alguma forma. Acharíamos ótimo que você cite nossos trechos dando os créditos ao MISSU! Assim, cada vez mais as pessoas podem se sentir motivadas também. 🙂 Legal apenas usar entre “aspas” se for copiar algum trecho, ok? Onde você está pretendendo usar? Você pode inclusive convidá-los para ler mais posts aqui no nosso endereço: blog.missaouniversitario.com.br. Qualquer dúvida nos procure. Abs!

    1. Oi querida! Qual seria o trecho? Pode-se sempre usar trechos pequenos (que não caracterizem cópia do texto), sempre com créditos ao autor 🙂 Está motivada?

  2. Gostaria de saber se na redação na hora de escrever , coloco o titulo ou ja escrevo direto o tema proposto … ?

  3. Muito bom o texto, parabéns! O fato é que a maioria dos alunos não se prepara para a redação por achar que ela não tem importância, dando mais valor às matérias “importantes”. Que engano!

    O artigo apresenta muito bem as 5 competências e mostra o que cada uma delas deve contemplar. Claro que isso é só um começo, pois escrever bem envolve muita coisa, mas certamente o primeiro passo é saber o que um avaliador espera do nosso texto.

    Uma dica sobre a proposta de intervenção é sempre pensar em um nível geral para a resolução do problema, mas também em níveis específicos, deixando bem claras quais as ações imediatas, palpáveis, concretas, para se chegar àquele nível geral.

    Um abraço e bons estudos 🙂

    1. É isso aí, André! 😀 Obrigada por seu comentário. Ficamos muito felizes que vc tenha gostado do nosso conteúdo 🙂
      Redação é principalmente treino, né? Vc fez o ENEM 2015, então? 😀

    1. Com certeza! A Redação é muito importante na composição da nota do ENEM 😀 E muitas Universidades e processo seletivos costumam dar um peso maior para ela 😉

    1. Olá, Fabiano! Seja bem-vindo ao Blog do MISSU! Ficamos muito felizes em saber disso 😀
      Vc já conhece a nossa plataforma de treino para o ENEM e vestibulares? >> http://www.missu.com.br
      Dá uma olhada e depois conta pra gente o que achou 😉

    1. Que TOP, Sínthia! 😀 Ficamos felizes em saber que te ajudamos de alguma forma 😉 Vai prestar ENEM esse ano?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015