PROUNI E FIES JÁ TÊM DATA PARA 2016!

ProUni acontece de 19/01 a 22/01 e Fies de 26/01 a 29/01

Com a nota do ENEM em mãos, que saiu no dia 08/01, os candidatos preparam-se para tentar uma vaga no SiSU, ProUni e Fies 😉

Entenda abaixo pra que serve cada um deles, calendário para 2016 e pré requisitos para inscrição!

PROUNI

Serve para bancar o custo da sua faculdade particular!

As bolsas podem variar de 50% a 100% do custo total do curso

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo federal que oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior em universidades particulares. Ele é válido só para quem cursou o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou tenha sido bolsista integral em escolas privadas.

➤ Quando? As inscrições rolam de 19/01 a 22/01.

➤ Critério de participação: Mínimo de 450 pontos em média no ENEM e nota acima de zero na Redação. É preciso também ser brasileiro e estar em busca do seu primeiro diploma de nível superior, além de atender aos critérios de renda descritos abaixo. Mas lembre-se: só é válido se você cursou o Ensino Médio completo em escola pública ou tenha sido bolsista integral em escolas privadas, bele?

• Bolsa integral (100%): família com renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$1.182).
  • Bolsa parcial (50%): família com renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$2.364).

➤ Inscrições: acesse abaixo o site oficial

Acessar site do ProUni

Saiba em quais cursos vc passaria com a sua nota ENEM

FIES

Serve para  financiar as mensalidades de faculdades particulares listadas pelo MEC.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) tem como objetivo adiantar o pagamento da graduação em uma universidade particular, dando ao estudante a oportunidade de pagar de forma facilitada e que caiba no bolso.

➤ Quando? As inscrições acontecem de 26/01 a 29/01.

➤ Universidades participantes: veja a lista de faculdades aprovadas pelo MEC aqui

➤ Como funciona? Durante o curso, você pagará no máximo R$150,00 a cada 3 meses e, após a conclusão do curso, você continuará pagando esse valor pelos próximos 18 meses e só no final desse período você pagará o total restante, havendo a possibilidade de dividir em até 12 anos. A má notícia é que a taxa de juros aumentou para 6,5% ao ano em 2015

➤ Critério de participação? Não possuir diploma do Ensino Superior, tirar pelo menos 450 pontos no ENEM, não zerar a Redação e ter renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos. Mas lembre-se: você só pode solicitar o financiamento após ter realizado a sua matrícula na faculdade.

➤ Inscrições: acesse abaixo o site oficial

Acessar site do Fies