Dicas finais ENEM 2016

Saiba o que levar para a prova, como se preparar na véspera e o que fazer no dia!

No próximo final de semana, dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o ENEM 2016 em mais de 1.700 cidades, sabia?! Você se preparou o ano todinho (ou até mais!) para o grande dia. Foram horas e horas estudando, resolvendo simulados e fazendo grandes sacrifícios, por isso, a gente não quer que você perca a prova por bobagem, tipo a caneta que você levou! Então se liga nessas dicas finais para chegar no exame preparadíssimo:

Atenção! Se o seu local de prova é uma escola ocupada, você fará um novo ENEM em 3 e 4 de Dezembro de 2016. Para mais informações, acesse o site do MEC.

.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO ENEM 2016

Se você ainda não checou o seu local de prova ou está com dúvidas sobre o cartão de confirmação, acesse o nosso super tutorial e confira tudo sobre a sua inscrição no exame!

👉 Confira também a previsão do tempo para os dois dias de prova. Com chuva, o trânsito muda e o transporte público pode sofrer alterações.

👉 Calcule o tempo de deslocamento até o lugar e se prepare para chegar com antecedência. Pense na quantidade de gente que ficou para fora dos portões em anos anteriores. Você não quer correr o mesmo risco, né?! 😟

.

HORÁRIOS ENEM 2016

🕐 No 1º dia (sábado): Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4h30.

🕑 No 2º dia (domingo):  Linguagens, Matemática e Redação, com duração de 5h30.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília e as provas começam a ser aplicadas às 13h30. Confira no mapa abaixo como será o horário para a sua região:

Mapa horários ENEM 2016

FONTE: MEC

O QUE LEVAR (E O QUE NÃO LEVAR) NO ENEM 2016

👤 Documento oficial com foto

✅ Aceitos: carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação e certificado de reservista.
Não aceitos: certidões de nascimento e casamento, título de eleitor, carteira de estudante, crachás de empresas ou do trabalho, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

Importante: Se você estiver sem o documento por motivo de perda, furto ou roubo poderá fazer as provas se apresentar um B.O. expedido por um órgão policial, emitido há no máximo 90 dias do dia da prova.

🖊 Canetas

Só é aceito caneta preta de tubo transparente! Não pode azul, nem verde, nem rosa, nem marca-texto, nem lápis, nem borracha… Leve mais de uma caneta preta, por garantia!

🍎 Lanchinho

Entre o almoço e o final da prova, serão pelo menos 6 horas! Seu cérebro e seu corpo vão precisar se abastecer, portanto não esqueça de levar um lanche e uma garrafinha de água.

Sugestões: alimentos integrais e ricos em fibras, como frutas, barras de cereal e biscoitos integrais, pois ajudam a saciar a fome e dão energia.

🛡 Segurança

Além da biometria para evitar fraudes, os banheiros terão detector de metais, para evitar o uso de celular, que deverá ser guardado junto com o seus pertences em um envelope lacrado e colocado debaixo da sua carteira.

Portanto…

Saiba o que levar e o que não levar no ENEM 2016

.

BIOMETRIA ENEM 2016

A edição do ENEM deste ano tem uma novidade: a coleta das digitais dos candidatos! A ideia é aumentar a segurança e evitar que outra pessoa faça o exame no lugar do candidato. A coleta será feita no 1º ou no 2º dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será feita depois pela Polícia Federal, que possui um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser! Veja um exemplo de como será esse processo no nosso post sobre a inscrição do ENEM 2016.

.

DICAS DE OURO PARA O ENEM 2016

Reserve tempo para preencher o cartão-resposta com calma – mín. 20 min.

📝 Reserve pelo menos 1h para a Redação.

Dica: leia primeiro o tema e faça um brainstorming por alguns minutos. Parta para as questões, pois os enunciados e textos de apoio podem ajudar a construir argumentos mais sólidos para o texto. Ao final, escreva a sua redação! 🙂

🔀 Comece pela mais fácil e pule as questões mais difíceis.

Dica: evite ficar parado em uma questão só. Quando chegar nas mais complicadas, a maior parte da prova já estará realizada, e você terá mais tranquilidade para pensar. Descubra como a coerência da suas respostas impacta na sua nota ENEM.

.

Sobrou alguma dúvida? Pergunte pra gente nos comentários ou ainda acesse a FAQ da Página do Participante do ENEM. 😉

.

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015