Dicas para controlar a ansiedade antes do vestibular

Confira técnicas de concentração, relaxamento e organização que vão ajudar você a evitar o “branco” na hora da prova

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Sabe quando dá aquele branco mesmo você tendo estudado a matéria? 

O pesquisador em psicobiologia e especialista em memória Cleanto Rogério Rego Fernandes explica que, em situações de muito estresse, o nosso corpo entende que está em “perigo” e fica em um estado de alerta constante, o que cria esse tipo de bloqueio mental.

“As pessoas mais ansiosas são muito mais propensas a terem um branco na hora da prova”, conta ele e, para evitar isso, o melhor é adotar estratégias que evitem um episódio agudo de estresse durante a prova. “É fundamental que tenha uma boa noite de sono, coma bem, exercite-se e não tome muitas bebidas cafeinadas nos dias que antecedem o exame. O sono é indispensável para que o conteúdo estudado torna-se uma memória estável e duradoura”

E não é só nosso emocional que sofre, né? Ansiedade demais também prejudica o raciocínio, enfraquece a concentração e o foco.

Bom… isso já sabemos! A dúvida é: além de uma boa noite de sono e alimentação balanceada, o que mais podemos fazer para evitar a ansiedade? Confira as dicas do MISSU:

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  1. Respire fundo e pratique meditação: Não, não é besteira! Isso vai fazer uma baita diferença!

Parece bobo, mas é fato que respirar fundo e devagar faz você desacelerar os batimentos cardíacos e, meditar, por sua vez, ajuda a esvaziar a mente e controlar melhor sua concentração.

Quando puder, pratique a seguinte técnica do Yoga chamada de “Respiração Alternada”:

tape sua narina direita e inspire o ar profundamente,

segure por 4 segundos,

troque para narina esquerda e solte o ar com a direta.

depois repita o procedimento do outro lado 😉

* Repita este exercício de 3 a 10 vezes com a coluna reta e procure movimentar sua barriga na respiração. Percebeu como como isso acalma o corpo e faz com que a cabeça trabalhe melhor? ;P

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  1. Faça uma lista de tarefas: estabelecer prioridades evita que sofra por tudo ao mesmo tempo!

Você precisa saber exatamente o que tem para fazer e quanto tempo gastará com cada tipo de tarefa. Assim você define prioridades e não perde tempo se preocupando e nem se distraindo com pensamentos e dúvidas que você não pode resolver no momento 😉

Tá difícil se organizar? Existem vários aplicativos para celular e computador que ajudam na lista de tarefas e cronômetro de tempo. Seguem algumas sugestões:

TO DO List: já vem com o iPhone/Ipad;)

Google Keep: Loja Google (Android)

Any.do: Loja do Google (Android) | Loja Apple (iPhone/Ipad)

Wunderlist: Loja Google (Android) | Loja Apple (iPhone/iPad)

Todoist: Loja Google (Android) | Loja Apple (iPhone/Ipad)

Evernote: Loja Google (Android) | Loja Apple (iPhone)

Temos certeza que administrar melhor o seu tempo vai te deixar mais consciente e tranquilo para o dia da prova *_*

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  1. Faça exercícios de quebra de rotina: quanto mais desafios, mais neurônios ativos!

A matemática aqui é simples: mais neurônio é igual a mais equilíbrio. Quando aumentamos a produção de novas células cerebrais ficamos propensos a criar e fixar novas memórias, o que contribui para reverter sintomas de pânico, estresse a ansiedade. Para criar novos neurônios você precisa mudar a rotina e sair do seu padrão atual de pensamentos. Saia do piloto automático e teste as seguintes ideias:

  • Ande de trás para frente;
  • Use seu relógio de pulso no braço contrário ao de costume;
  • Vista-se de olhos fechados ou com a luz apagada;
  • Veja as horas em um espelho;
  • Troque o mouse do computador de lado;
  • Mude seu percurso até a escola ou até o trabalho;
  • Escove os dentes utilizando as duas mãos;
  • Escreva com a outra mão;
  • Modifique pequenas ações para prestar mais atenção no momento presente.

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  1. Encontre a sua maneira de estudar: fuja de distrações e descubra o que faz você focar

Sabe aquele ciclo vicioso de ansiedade em que, enquanto estudamos estamos pensando na festa do final de semana, quando tomamos banho estamos preocupados em acabar alguns exercícios, quando começamos a resolver questões ficamos preocupados com a prova…? Precisamos romper com ele!

Para isso você precisa encontrar o método que melhor ajuda na sua concentração: ouvir música de baixo BPM, escrever tudo em um quadro, explicar em voz alta, ver vídeos no Youtube, jogar jogos de raciocínio, … Que tal testar?

A meta é buscar o que os especialistas chamam de FLOW (“Estado de Fluxo”), onde você está totalmente focado em uma tarefa e consegue não se distrair com outros pensamentos. É muito importante que descubra o que realmente envolve você, te faz “perder a noção do tempo” e ser mais produtivo. E, obviamente, fugir das tarefas que mais distraem você: redes sociais, Whatsapp, conversas paralelas, … Dica: tire o celular de cima da mesa quando for estudar D:

Bom…

É isso. RESPIRE FUNDO, EXERCITE-SE, CONCENTRE-SE, RELAXE!

Desligando em 3, 2, 1…

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