Plantão de Dúvidas SiSU 2017

Especialista do MISSU tira todas as suas dúvidas sobre o SiSU 2017.

.

Dúvidas SiSU 2017: Tirei 530, tenho chances? Cotas ou ampla concorrência? O que mudou no cálculo da nota a partir de 2017? 1ª ou 2ª opção, qual a diferença? Seleciono noturno ou diurno? As notas de corte vão aumentar? Como acompanho as chamadas? A Matrícula é presencial?

Para responder a tantas dúvidas do SiSU, nada melhor do que as dicas do Caio Carvalho, especialista do MISSU em ENEM e SiSU  para ajudar você a garantir a sua vaga!

O Plantão de Dúvidas rolou ao vivo no Youtube do MISSU no dia 24 de Janeiro, mas gravamos tudo para você conferir agora!

.📌 Baixe o nosso Guia Digital – Tudo sobre o SiSU e confira todas as dicas do Caio! .

3_banner

 

👉 Na primeira edição do SiSU de 2017 são 131 universidades e institutos federais participantes, oferecendo mais de 238 mil vagas a candidatos que prestaram o ENEM 2016 (Saiba mais aqui). Quer saber quais são essas instituições de Ensino, confira aqui a lista de Universidades que participam do SiSU 2017! 😉

.

Dúvidas SiSU 2017 – Inscrições

📆 As inscrições para o SiSU 2017 do primeiro semestre rolam de 24 a 29 de Janeiro, com a primeira chamada em 30 de Janeiro. Fique ligado!

Quais são os pré-requisitos para se inscrever no SiSU 2017?

Você precisa ter feito a última edição do ENEM, portanto a de 2016, não pode ter zerado a Redação e também não pode ser treineiro, ou seja, você deve ter concluído o Ensino Médio até 2016. Importante: não existe idade mínima para se inscrever no SiSU, desde que você tenha concluído o Ensino Médio, ok? 🙂

Ou seja, não precisa ser maior de 18 para se inscrever no SiSU, certo?

Isso mesmo! A limitação de idade vale para quem prestou o ENEM para ter o Certificado do Ensino Médio. Para o certificado sim, é preciso ter 18 anos. Já para o SiSU, se tiver concluído o Ensino Médio aos 17 anos, você pode prestar, sem problemas.

Não sei meu número de inscrição no ENEM. Como eu faço?

Basta acessar a página do participante em “http://enem.inep.gov.br/participante“, e entrar usando seu CPF e a sua senha. O seu nº de inscrição estará disponível nessa página. Caso você tenha esquecido sua senha, basta fazer uma nova no próprio site. IMPORTANTE: o sistema do SiSU e o sistema do ENEM já estão integrados, portanto, quando você acessar o SiSU, com o seu CPF e senha, seus dados serão automaticamente preenchidos, como nome e notas por área do conhecimento!

Lembrando que o sistema recebe muitas solicitações de alteração de senha, portanto tenha paciência e verifique todas as pastas da sua caixa de entrada do e-mail, inclusive o SPAM!. Caso nada dê certo, entre em contato com o SAC do INEP em 0800 616161

Fiz o ENEM ano passado e fui melhor que esse, posso usar essa nota?

NÃO! rsrs O site do SiSU puxa automaticamente seus dados do último ENEM. Se você não fez a última edição do ENEM, não poderá se inscrever no SiSU (nem no PROUNI, viu?).

.

Dúvidas SiSU 2017 – Nota ENEM e notas de corte

Como calculo minha “média final” do ENEM?

Em primeiro lugar: não existe uma nota para o ENEM! Existem 5 notas do ENEM (uma para cada área, incluindo redação) e uma nota ponderada para cada curso do SiSU. Você pode até fazer um cálculo simples para obter a média (some todas as notas e depois divida por 5), mas para o SiSU o que importa mesmo é como a universidade calcula a  sua nota (que pode ser nota ponderada, média mínima e até nota mínima para concorrer a um curso) além da nota de corte e a nota da concorrência.

.

ENEM: saiba sua nota ENEM

.

Tem pontuação mínima para se inscrever no curso que eu quero?

Dependendo do curso e da Universidade pode ter sim! Muitas Universidades fazem isso para garantir que um candidato que tirou menos de “x” não seja chamado, já que ela entende que, com essa nota, ele não estaria suficientemente preparado para ela ou para o curso escolhido. A USP, por exemplo, determinou uma nota mínima de 700 por área do conhecimento para aprovar via SiSUem 2016, lembra?

O que mudou no cálculo da nota em 2017?

A partir de 2017, para oferecer mais autonomia às instituições participantes, o MEC decidiu oferecer mais flexibilidade em relação ao cálculo da nota mínima para a aprovação dos estudantes. Até 2016, as instituições podiam definir uma nota mínima e um peso para cada área do conhecimento, dependendo do curso, agora as universidades também podem estipular uma média mínima, continuar com o modelo anterior ou ainda combinar as duas regras. Veja no quadro:

mudancas-sisu-2017

Com essa mudança, o acesso às universidades será facilitado, já que caso o candidato não tenha a nota mínima exigida para o curso escolhido em uma área do conhecimento, mas tenha notas suficientes nas outras áreas para obter a média estipulada pela instituição, suas chances de ser aprovado são maiores! 🙂

O que é a nota de corte? Por que ela muda ao longo dos dias do SiSU?

A nota de corte é a nota do último candidato que passa em um determinado curso, por isso, varia de acordo com a concorrência. Ou seja, se um curso possui 10 vagas, a nota de corte será a nota do 10º candidato na lista. Como o SiSU fica aberto por 3 dias, os candidatos podem se inscrever em quantos cursos quiserem ao longo desse período, fazendo com que as notas de corte mudem de acordo com as inscrições. A ideia é poder testar a sua elegibilidade nos mais variados cursos e tomar a decisão final apenas no último. ATENÇÃO: a nota de corte costuma subir ao longo do SiSU..

.

Dúvidas SiSU 2017 – Cotas e Políticas Afirmativas

Qual modalidade devo escolher na inscrição do SiSU?

Existem 3 modalidades de concorrência no SiSu:

1- COTAS (escola pública e baixa renda),

2- POLÍTICAS AFIRMATIVAS (determinadas pela própria universidade),

3- AMPLA CONCORRÊNCIA (todos podem concorrer).

Cada universidade destina um número de vagas para cada modalidade e elas não concorrem entrei si! Caso tenha direito à cotas ou políticas afirmativas, pode optar ou não por essa modalidade, dependendo do número de vagas e concorrência. É tudo uma questão de estratégia, como vamos explicar abaixo…

Tenho direito a Cotas?

Se você fez todo o Ensino Médio em escola pública e tem como provar isso, sim! Todas as Universidades do SiSU são obrigadas a reservar no mínimo 50% das suas vagas para cotistas de escola pública, desde que tenham estudado TODO o Ensino Médio! Dessas vagas para cotistas, metade é reservada para quem, além de ter estudo em escola pública, tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Abaixo ensinamos a calcular isso:

Lei de Cotas SiSU para escola pública

Cursei o Ensino Médio em escola particular com bolsa integral, tenho direito a cota de escola pública?

Infelizmente não! 🙁 Essa regra pode até valer para o ProUni, mas para o SiSU não. Você precisa ter feito os 3 anos do Ensino Médio em escola pública e ter como comprovar isso, ok?

Quais são as cotas por políticas afirmativas?

Essa modalidade varia muito de Universidade para Universidade, mas costumam ser três: afrodescendentes, indígenas e deficientes físicos. Cada Instituição determina quais cotas adotar e qual a quantidade de vagas para cada modalidade, podendo até incluir novas. Consulte o Termo de Adesão da Universidade que você deseja, para saber mais detalhes sobre as cotas e políticas afirmativas adotadas.

Quais documentos são necessários para comprovar minha indicação de cota?

Para comprovar que estudou em escola pública, você precisará do certificado e do histórico escolar, basicamente. Para renda e para políticas afirmativas, você só precisa autodeclarar o ganho mensal familiar e a sua etnia. Lembre-se: isso pode variar de universidade para universidade e pode ser investigado. Atenção: ainda que você se autodeclare negro, por exemplo, ou que a sua família ganhe tal valor de renda mensal, você poderá ter que provar isso em algum momento, portanto cuidado, e lembre-se da ética, ok?

O que será que vale mais a pena: tentar uma vaga por ampla concorrência ou por cota/política afirmativa?

Não tem como ter certeza! Se você se enquadra em alguma cota, você ainda pode concorrer em ampla concorrência, portanto a melhor orientação é acompanhar a flutuação das notas ao longo dos dias do SiSU para analisar o que pode ser mais interessante para você, de acordo com a sua nota.

Como funcionam os bônus previstos por algumas universidades?

Algumas universidades preferem oferecer bônus na nota ao invés de reservar vagas para os candidatos de políticas afirmativas e, portanto, garantem bonificações para quem estudou em escola pública ou mesmo para quem se enquadra em políticas afirmativas. Mas lembre-se: neste caso você concorrerá em ampla concorrência, portanto, não há reserva de vagas.

.

Dúvidas SiSU 2017 – Estratégias

Posso alterar o curso e a modalidade após ter concluído a inscrição?

Pode e, em muitos casos, deve! Você pode alterar o curso e a modalidade quantas vezes quiser até às 23:59 do dia 29/01. Portanto, o que vai valer é a sua última inscrição. Dica: o ideal é que você se inscreva o quanto antes, nos primeiros dias, para poder acompanhar a flutuação das notas de corte e poder analisar possíveis mudanças estratégicas 😉

Como eu decido se devo ou não mudar o meu curso?

Ao longo do período de inscrições, o SiSU roda 1 vez ao dia uma lista de classificação parcial, de acordo com os inscritos nos cursos até o momento. Isso costuma acontecer no período da manhã e as notas de corte costumam aumentar ao longo dos dias, já que mais pessoas se inscrevem. Acompanhe como evolui a sua classificação no curso que deseja. Está próximo da nota de corte na 1ª opção? Mantenha sua aposta e tente sua vaga na lista de espera. Já para a 2ª opção, recomendamos que escolha algum curso que tenha nota abaixo da sua, para não correr riscos (já que não tem lista de espera).

O que devo selecionar na 1ª opção? E na 2ª?

A melhor estratégia é: coloque na 1ª opção o curso que você mais deseja fazer e que esteja bem classificado, podendo estar um pouco abaixo da nota de corte. Já na 2ª opção, coloque um curso próximo ao 1º, mas que você tenha bastante chance de passar, ou seja, em que a sua nota seja próxima à nota de corte ou de preferência maior! 😉 Lembre-se: você só poderá se inscrever na lista de espera do curso que marcar na 1ª opção! ⚠

Tenho mais chances na 1ª ou na 2ª opção?

Não existe isso, ou seja, não existe uma relação entre elas. Inclusive, você pode ser chamado em ambas as opções ou em nenhuma! Suas chances dependem da sua nota e da nota de corte do curso que você marcou. Mas, importante: se você é chamado na sua 1ª opção ou em ambas, não poderá se matricular no curso da 2ª opção, ok? 😉

Caso eu não seja aprovado na chamada regular, ainda tenho chances?

Se você não foi aprovado na sua 1ª opção, você poderá declarar interesse em participar da lista de espera. Para isso, você terá que voltar ao site do SiSU para se inscrever nessa lista, já que não entra automaticamente nela, ok? 😉 Agora em 2017 você terá do dia 30/01 ao dia 10/02 para isso. A partir daí, a lista roda de acordo com o cronograma de cada instituição, portanto fique atento às datas da própria Universidade!

Se eu passar e/ou me matricular na 2ª opção, eu continuo concorrendo na 1ª opção?

Sim! 😀 Desde que você confirme o seu interesse na lista de espera da 1ª opção, como já te explicamos antes 😉 A nossa recomendação é que, caso você passe na 2ª opção na primeira chamada , inscreva-se na lista de espera da sua 1ª opção para garantir uma vaga!

Fui chamado! Como eu faço a matrícula, tenho que ir pessoalmente?

Sim, matrícula deve ser feita presencialmente, por você ou por alguém representado por uma procuração sua reconhecida em cartório! O prazo é curto de matrícula, então é bom se preparar com antecedência! Tá com boas chances de ser chamada, já providencie os documentos e verifique as possibilidades de viagem, se necessário!

.

Saiba em quais cursos vc passaria com a sua nota ENEM.

Não encontrou a resposta que estava procurando? Não se preocupe, comente aqui embaixo ou ainda mande um e-mail para ajuda@missu.com.br que ajudaremos você como pudermos! 😉 💜

.

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015