ENEM 2017: saiba tudo

O novo edital do ENEM 2017 acaba de sair no Diário Oficial da União e você confere tudo o que importa para você!

No dia 10 de Abril de 2017, o governo publicou oficialmente as novas regras para o ENEM 2017 no Diário Oficial da União, que você confere na íntegra aqui. Entre as mudanças, que já haviam sido anunciadas anteriormente, destaque para as datas de aplicação da prova e para as melhorias da segurança, para evitar fraudes. Confira todas as mudanças que mais importam para você!

Inscrição do ENEM 2017 e taxas

As inscrições vão rolar das 10h do dia 08 de Maio até às 23h59 do dia 19 de Maio, na página do Participante do ENEM. Prepara-se!

A taxa de inscrição para esse ano será de R$ 82,00 (um reajuste de mais de 20% em relação à 2016, que foi de R$ 68,00), mas os candidatos que fizeram todo o Ensino Médio ou pelo menos o 3º ano do Ensino Médio em escola pública estão automaticamente isentos da taxa de inscrição. Candidatos cuja família possuem renda de até 1,5 salário mínimo per capita e cadastro no CadUnico, NIS (Número de Identificação Social), mas não necessariamente estudem em escola pública, também tem direito à isenção.

Datas de aplicação do ENEM 2017

A prova será aplicada em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de Novembro de 2017. A abertura dos portões será às 12h, o fechamento às 13h e o início do exame será às 13h30.

👉 No 1º dia, 05 de Novembro, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, com duração de 5h30.

👉 No 2º dia, 12 de Novembro, os os candidatos farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 4h30.

Segurança no ENEM 2017

Para evitar fraudes e problemas com a aplicação do exame, a partir desse ano, as provas já conterão o nome e o número de inscrição dos participante, ou seja, você não vai mais precisar escrever a cor de cada caderno de questão para preencher o gabarito (ufa!)

ENEM 2017 e o certificado de conclusão do Ensino Médio

Como já havíamos informado aqui e aqui, não será mais possível obter a Certificação do Ensino Médio pelo ENEM, já que a ideia do Governo é que o exame passe a ser a principal ferramenta de acesso ao Ensino Superior. Para os candidatos que desejam apenas obter essa certificação será reativado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, suspenso desde 2013.

.

E aí? O que achou das novidades? Tem alguma dúvida ainda? Comente aqui embaixo! 👇

.

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015