Espelho Redação ENEM 2015

O Espelho Redação ENEM 2015 já está disponível para consulta! Acesse sua redação corrigida e comentada pelas competências do ENEM 😉

O MEC acaba de divulgar hoje, dia 13 de Junho, o espelho da Redação do ENEM 2015, cujo tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, lembra?

O espelho da correção da Redação do ENEM é a correção detalhada do texto que você produziu, com uma avaliação do seu desempenho em cada uma das cinco competências cobradas na Redação. Cada competência vale 200 pontos e, juntas somam a nota máxima de 1.000 pontos. O espelho permite entender como a nota final foi atribuída, além de conferir os erros que você cometeu.

Acesse a “Página do Participante” e confira sua pontuação em cada uma das competências avaliadas na Redação e compare o seu desempenho com o dos outros participantes?

VER O ESPELHO DA REDAÇÃO

Exemplo de espelho da Redação do ENEM 2015

Confira um exemplo de espelho de Redação de candidato que tirou 840 pontos de 1000, com os comentários dos corretores, notas por competência e gráfico comparativo com os outros candidatos:

espelho

Correção com comentários e nota por competência:

A nota da redação do ENEM e é composta pela avaliação de 5 competências diferentes, onde cada uma delas vale 200 pontos, do total de 1.000. Confira abaixo o exemplo do nosso candidato:

C1 – Domínio da Língua Portuguesa: 160 pontos/ 200

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

C2 – Compreensão da Proposta de Redação: 160 pontos/ 200

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

C3 – Seleção e Organização de Informações: 160 pontos/ 200

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

C4 – Conhecimento para argumentação: 200 pontos/ 200

Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

C5 – Proposição de Soluções para o problema abordado: 160 pontos/ 200

Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

VOCÊ SABIA? Nas 4 primeiras competências citadas acima, a média de notas no Brasil fica entre 106 a 120 pontos. Já a proposição de soluções mostra ser a maior dificuldade dos candidatos, com média de apenas 62 pontos! Confira aqui como fazer uma redação nota mil!

Gráfico comparativo com média nacional do ENEM:

No gráfico abaixo é possível se comparar com os demais candidatos que prestaram o ENEM. No exemplo abaixo, o candidato está entre os 2,3% de estudantes que tiraram uma nota entre 8001 e 900 pontos, ou seja, uma boa nota 😉 Percebe-se que a maior concentração de candidatos tira de 400 a 600 pontos na redação do ENEM.

Grafico comparativo espelho redação enem

A correção da redação do ENEM é feita por dois corretores, que avaliam as cinco competências. Se a diferença total da nota de cada corretor for mais de 100 pontos, ou se ultrapassar mais de 80 pontos em cada competência, a redação é avaliada por um novo e terceiro corretor. Se a redação levar nota 1000 pelos dois corretores, ela também passará por uma nova e terceira avaliação, dessa vez por uma banca com mais professores.

Você pode conferir outros modelos de Redação Corrigidas e Comentadas aqui:

Redações Corrigidas e Comentadas por especialistas

Quer saber mais sobre como tirar 1000 na Redação do ENEM? ?

Como fazer uma redação nota mil no ENEM

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015