Estude em Portugal com o ENEM!

As principais universidades e institutos de Portugal já aceitam o ENEM como forma de ingresso

Você já tá cansado de saber que nos últimos anos o ENEM se transformou em um dos principais exames do Brasil, permitindo acesso a váaaaarias Universidades, Institutos e programas do governo, né? No post ENEM: porta de entrada para o sucesso a gente te contou como usá-lo para o SISU, PROUNI, PRONATEC e FIES, lembra?

Ah! Até a USP, que era super conservadora com seu vestibular, também decidiu adotar o ENEM como processo seletivo em quase todas as unidades. É muita oportunidade e não tem desculpa para não fazer, né? 😉.

Saiba tudo sobre o ENEM 2016

E você que sonha em estudar no exterior?!

A boa notícia é que o ENEM pode ser a resposta para você também!!! ✈✈✈

Se você já se imaginou indo para a faculdade em um bicicleta européia, se liga nessa notícia incrível: mais de 20 instituições de ensino de Portugal já aceitam o ENEM como forma de ingresso, acredita?! Além das Universidades de Coimbra, de Algarve, da Beira Interior e do Porto, os Institutos Politécnicos de Leiria e Beja, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Instituto Politécnico do Porto, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Barcelos, as Universidades de Lisboa e de Aveiro, os Institutos Politécnicos de Coimbra e da Guarda, a Universidade da Madeira, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade dos Açores e, mais recentemente, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa já reservam vagas para estudantes brasileiros! São cursos superiores de diversas áreas, como: Engenharia, Contabilidade e Administração, Gerenciamento, Turismo e Hospedagem, Estudos Industriais, Tecnologia, Educação, Música e Artes Performáticas e Ciências da Saúde, entre outros!.

A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal e renomadíssima. Ela foi fundada em 1290 e abriga estudantes de todos os lugares do mundo.
A Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal, além de renomadíssima. Ela foi fundada em 1290 e abriga estudantes de todos os lugares do mundo 🙂

Como isso é possível? Graças a parcerias entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e as instituições de ensino portuguesas! Valeu, INEP! ✌ O incentivo para jovens brasileiros veio com o Decreto-Lei nº 36, de 2014, que facilita o acesso aos cursos de graduação em Portugal aos estudantes estrangeiros.

Vale lembrar que, por fazer parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os estudantes do Brasil poderão obter descontos nas taxas de matrícula e mensalidades dos cursos, ou seja, não significa que você vai estudar com bolsa, ok? A anuidade dos cursos oferecidos fica em torno de 5 mil euros, mas há também opções que incluem mensalidade, alojamento e alimentação por 7,5 mil euros ao ano.

Acesse os links das universidades para saber mais! 😀

Universidade da Beira Interior

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria