Fies 2016: inscrições começam em 26 de Janeiro

Fundo de Financiamento Estudantil abre inscrições de 26 a 29 de Janeiro. Resultado e lista de espera serão divulgado em 01 de Fevereiro

.

Janeiro é o mês mais agitado pra vida do jovem estudante, né? Depois do SiSU e do ProUni, está aberta a temporada do Fies! E se você deseja estudar numa boa faculdade particular, mas não tem grana pra fazer, o financiamento estudantil pode ser uma boa! 😀 Mas como funciona o Fies?

.

 Datas Fies 2016

Inscrições: 26 a 29/01

Você deve acessar o site do Fies para fazer o cadastro e se inscrever no programa. A inscrição é gratuita.

 Resultado e Lista de Espera: 01/02

A lista dos estudantes pré-selecionados e dos que ficaram em lista de espera será divulgada no site oficial do Programa

➤ Segunda etapa de inscrição para os aprovados na primeira chamada: 2 a 6/02

➤ Confirmação de interesse dos que ficaram em lista de espera: 7 a 18/03

➤ Divulgação dos selecionados em lista de espera: até 1/04

.

Saiba em quais cursos vc passaria com a sua nota ENEM

.

.

Inscrição Fies 2016

Onde me inscrevo para o Fies?

No site oficial do Programa: fiesselecao.mec.gov.br

.

O que precisa para se inscrever no Fies 2016?

  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Senha
  • Endereço de e-mail válido (que será utilizado para ativação do cadastro no programa).

.

Como confirmar a inscrição no Fies 2016?

Encerrado o período de inscrição, os candidatos selecionados devem se inscrever em outro sistema, o SisFies, entre os dias 2 e 6/02 para fornecer as informações necessárias.

Importante: quem não conseguir cumprir essa inscrição, perde o benefício e cede a vaga para o próximo da lista!

Feito isso, o candidato ainda terá 10 dias para confirmar as informações prestadas no site junto à instituição que estuda. Após a validação dos dados, o estudante terá mais 10 dias para comparecer à agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para firmar o contrato de financiamento.

.

Quais instituições de ensino superior participam?

O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições particulares de ensino que tenham aderido ao programa.

 

Veja a lista completa de faculdades aprovadas pelo MEC

.

Quem pode se inscrever no Fies 2016?

Todos os estudantes que cumprirem com os seguintes critérios:

  1. Não possuir diploma do Ensino Superior,
  2. Nota média de 450 pontos no ENEM (em qualquer edição a partir de 2010),
  3. Nota diferente de zero na Redação (em qualquer edição a partir de 2010),
  4. Renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

.

Como funciona o Fies 2016?

O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, poderá alterar sua opção ou efetuar o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas do ENEM na edição em que tiver obtido a maior média. Daí sim! 😀

O Fundo de Financiamento Estudantil tem uma verba do Ministério da Educação reservada para financiar entre 50% e 100% as mensalidades de universidades privadas, dependendo da renda familiar do estudante. Durante o curso, você pagará no máximo R$150,00 a cada 3 meses e, após a conclusão do curso, você continuará pagando esse valor pelos próximos 18 meses e só no final desse período você pagará o total restante, havendo a possibilidade de dividir em até 13 anos. A taxa de juros para 2016 é de 6,5% ao ano.

.

Novos critérios para seleção de vagas Fies 2016

  • 70% de todas as vagas do FIES serão ocupadas em cursos considerados prioritários: áreas da saúde, engenharias e formação de professores.
  • Novidade! Quem já possui um diploma de nível superior também poderá se candidatar a um financiamento do FIES, desde que atenda aos demais requisitos.
  • A priorização de vagas deixa de ser para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, passando a ser por microrregião (classificação do IBGE).
  • Para distribuir as vagas entre as microrregiões, serão utilizados os seguintes critérios: demanda por ensino superior, demanda por financiamento estudantil e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município.

Dica: quem já tem um financiamento do FIES não precisa se preocupar. As mudanças afetam apenas os contratos que forem assinados em 2016 😉

.

Como funciona a Lista de espera no Fies 2016?

Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Portanto, a relação de quem ficou para a lista de espera estará disponível no dia 01/02, junto com a divulgação dos pré-selecionados.

.

Prepare-se para o ENEM e vestibulares com simulados

.

….

Não está dentro do critérios para solicitar o Fies 2016? Existem muitas outras formas de financiar os seus estudos no Ensino Superior, sabia? 😀 O MISSU é gente boa e já escreveu sobre isso no post “E agora, como vou financiar a faculdade?“. Confira dicas sobre outras opções de financiamento e não perca a oportunidade de estudar no Ensino Superior em 2016 😉

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015