Fies 2016: inscrições começam em 26 de Janeiro

Fundo de Financiamento Estudantil abre inscrições de 26 a 29 de Janeiro. Resultado e lista de espera serão divulgado em 01 de Fevereiro

Janeiro é o mês mais agitado pra vida do jovem estudante, né? Depois do SiSU e do ProUni, está aberta a temporada do Fies! E se você deseja estudar numa boa faculdade particular, mas não tem grana pra fazer, o financiamento estudantil pode ser uma boa! 😀 Mas como funciona o Fies?

Datas Fies 2016

Inscrições: 26 a 29/01

Você deve acessar o site do Fies para fazer o cadastro e se inscrever no programa. A inscrição é gratuita.

Resultado e Lista de Espera: 01/02

A lista dos estudantes pré-selecionados e dos que ficaram em lista de espera será divulgada no site oficial do Programa

➤ Segunda etapa de inscrição para os aprovados na primeira chamada: 2 a 6/02

➤ Confirmação de interesse dos que ficaram em lista de espera: 7 a 18/03

➤ Divulgação dos selecionados em lista de espera: até 1/04

Saiba em quais cursos vc passaria com a sua nota ENEM

Inscrição Fies 2016

Onde me inscrevo para o Fies?

No site oficial do Programa: fiesselecao.mec.gov.br

O que precisa para se inscrever no Fies 2016?

• Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Senha
  • Endereço de e-mail válido (que será utilizado para ativação do cadastro no programa).

Como confirmar a inscrição no Fies 2016?

Encerrado o período de inscrição, os candidatos selecionados devem se inscrever em outro sistema, o SisFies, entre os dias 2 e 6/02 para fornecer as informações necessárias.

Importante: quem não conseguir cumprir essa inscrição, perde o benefício e cede a vaga para o próximo da lista!

Feito isso, o candidato ainda terá 10 dias para confirmar as informações prestadas no site junto à instituição que estuda. Após a validação dos dados, o estudante terá mais 10 dias para comparecer à agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para firmar o contrato de financiamento.

Quais instituições de ensino superior participam?

O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições particulares de ensino que tenham aderido ao programa.

Veja a lista completa de faculdades aprovadas pelo MEC

Quem pode se inscrever no Fies 2016?

Todos os estudantes que cumprirem com os seguintes critérios:

1. Não possuir diploma do Ensino Superior,
  2. Nota média de 450 pontos no ENEM (em qualquer edição a partir de 2010),
  3. Nota diferente de zero na Redação (em qualquer edição a partir de 2010),
  4. Renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Como funciona o Fies 2016?

O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, poderá alterar sua opção ou efetuar o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas do ENEM na edição em que tiver obtido a maior média. Daí sim! 😀

O Fundo de Financiamento Estudantil tem uma verba do Ministério da Educação reservada para financiar entre 50% e 100% as mensalidades de universidades privadas, dependendo da renda familiar do estudante. Durante o curso, você pagará no máximo R$150,00 a cada 3 meses e, após a conclusão do curso, você continuará pagando esse valor pelos próximos 18 meses e só no final desse período você pagará o total restante, havendo a possibilidade de dividir em até 13 anos. A taxa de juros para 2016 é de 6,5% ao ano.

Novos critérios para seleção de vagas Fies 2016

• 70% de todas as vagas do FIES serão ocupadas em cursos considerados prioritários: áreas da saúde, engenharias e formação de professores.
  • Novidade! Quem já possui um diploma de nível superior também poderá se candidatar a um financiamento do FIES, desde que atenda aos demais requisitos.
  • A priorização de vagas deixa de ser para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, passando a ser por microrregião (classificação do IBGE).
  • Para distribuir as vagas entre as microrregiões, serão utilizados os seguintes critérios: demanda por ensino superior, demanda por financiamento estudantil e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município.

Dica: quem já tem um financiamento do FIES não precisa se preocupar. As mudanças afetam apenas os contratos que forem assinados em 2016 😉

Como funciona a Lista de espera no Fies 2016?

Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Portanto, a relação de quem ficou para a lista de espera estará disponível no dia 01/02, junto com a divulgação dos pré-selecionados.

Prepare-se para o ENEM e vestibulares com simulados

….

Não está dentro do critérios para solicitar o Fies 2016? Existem muitas outras formas de financiar os seus estudos no Ensino Superior, sabia? 😀 O MISSU é gente boa e já escreveu sobre isso no post “E agora, como vou financiar a faculdade?“. Confira dicas sobre outras opções de financiamento e não perca a oportunidade de estudar no Ensino Superior em 2016 😉