INGLÊS OU ESPANHOL NO ENEM? SAIBA QUE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESCOLHER

Saiba como é a prova de Língua Estrangeira do ENEM, o que vai cair e como não cair nos falsos cognatos

Hola chicos y chicas! Cómo estás, preparados para afrontar el examen de ENEM? Ahhh bueno! Y el examen de ENEM en español? A lo hecho, pecho!

Didn´t understand anything? So you are not prepared to face Spanish in ENEM. Perhaps you should choose English and avoid trick questions  🙂

Inglês ou Espanhol? Qual Língua Estrangeira escolher para se dar bem na prova do ENEM?

Desde 2010, o ENEM passou a integrar mais uma competência na prova de Linguagens e Códigos: o conhecimento de língua(s) estrangeira(s). Há duas opções: Inglês ou Espanhol, e você precisa indicar sua escolha no momento da inscrição no ENEM.

Sabemos que vários candidatos ficam em dúvida nessa escolha. Afinal, o Espanhol possui a mesma raiz linguística do Português e pode parecer mais fácil, mas a leitura nem sempre é trivial. O Inglês, apesar de mais diferente, esteve presente na grade escolar desde o começo da escola e pode ser uma escolha mais certeira.

3_Banner conversão_TREINO GRÁTIS

Você sabia…?

Historicamente, cerca de 60% dos candidatos do ENEM escolhem Espanhol como língua estrangeira. No entanto, aqueles que escolheram Inglês, apresentam um desempenho melhor! Curioso, né? Provavelmente, a maioria daqueles que não estudaram nenhuma das duas línguas, acaba optando pelo Espanhol pela proximidade com o Português. Confira abaixo quais foram as escolhas divididas por região do país:

MissaoUniversitario_InglesouEspanholENEM
Distribuição regional da escolha de língua estrangeira para o ENEM

De qualquer forma, chama-se atenção o mau desempenho em ambas as línguas na prova do ENEM. A média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.

MissaoUniversitario_InglesouEspanholENEM
Desempenho dos candidatos em língua estrangeira no ENEM

O que isso quer dizer? Que acertar as questões de língua estrangeira no ENEM são uma excelente forma de sair na frente dos candidatos! Quer saber mais? Clique aqui para conferir o E-book “O Impacto da Língua Estrangeira no ENEM” e sair na frente da concorrência. 😉

#FicaDica: as questões de línguas estrangeiras representam 11% da prova de Linguagens e Códigos, o que significa que podem ter um impacto decisivo na sua nota final do ENEM. Dependendo do curso que você pretenda, sua nota de Linguagens e Códigos pode representar sozinha mais de 30% da sua nota total e acertar as questões de língua estrangeira faz toda a diferença. Pronto para gabaritar? 😉

O que vai cair na prova de Língua Estrangeira do ENEM?

São 5 questões de língua estrangeira das 45 totais da prova de Linguagens e Códigos. Elas trazem um texto na língua estrangeira (reportagem, poema, trecho de livro) ou imagem (quadrinhos, charge) e as alternativas de resposta em Português. A intenção é avaliar a sua interpretação de texto e capacidade de entender a língua em seu uso cotidiano, considerada habilidade essencial para permitir o acesso a outras culturas e grupos sociais.

Os textos que caem nas provas são, em geral, textos leves e próximos do dia a dia. Confira alguns exemplos:

questaodeinglesnoENEM

questaodeinglesnoENEM questaodeespanholnoENEM

questaodeespanholnoENEM

Para conseguir nota máxima é importante estudar, principalmente, as diferenças gramaticais entre o Português e o Inglês ou Espanhol, os tempos verbais, a ordem dos adjetivos, os principais sufixos e prefixos, voz passiva e ativa, discurso indireto, frases condicionadas e falsos cognatos.

Falsos cognatos: eles podem te pegar no ENEM!

Existem algumas palavras que escritas em inglês ou espanhol podem parecer com palavras em português. Elas são os famosos falsos cognatos. Separamos alguns exemplos pra você começar a se prevenir desde já:

tabelainglesfalsoscognatos

tabelaespanholfalsoscognatos

Deu um nó na cabeça? Procure estudar essas e outras palavras para não deixar passar nenhum detalhe na interpretação do texto, beleza? 😉

Dicas pra arrebentar na prova de Língua Estrangeira do ENEM

Na fase de preparação, tire um tempinho para assistir filmes e seriados legendados. Além de relaxar um pouco e tirar a cabeça dos estudos, é uma ótima opção para você começar a entender algumas frases em inglês, adquirir vocabulário e tirar dúvidas de pronuncia. As músicas também estão valendo, viu? 😉

Na hora da prova, comece fazendo uma leitura geral do texto e das questões, assim você já fica por dentro dos pontos que deve prestar mais atenção no decorrer da prova. Analise as imagens, gráficos ou ilustrações. Eles trazem informações que podem ajudar na compreensão do texto. Outra dica é não perder tempo traduzindo palavra por palavra, até porque é muito mais fácil entender o contexto! Por último, veja se tem alguma frase ou palavra sublinhada ou em negrito. Nesses casos, elas tem um peso ou importância maior. 😉

Agora a pergunta que não quer calar: Inglês ou Espanhol?

Decida com antecedência, bora praticar e partiu #AnoDaVitoria!