SiSU: INSCRIÇÃO, NOTA DE CORTE E CONCORRÊNCIA

Entenda como funciona o SiSU, como prever a nota de corte e decidir que curso colocar na 1ª e 2ª opção 😉

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada) é um assunto muito falado entre os jovens do Ensino Médio, recém formados que ainda não entraram na faculdade e também adultos que estão pensando em voltar aos estudos.  Mas você sabe como funciona o SiSU, a nota de corte e como essa nota muda de acordo com a concorrência? Vem que o MISSU explica pra você!

Obs: Dados de 2015

 

O que é e para o que serve o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi criado pelo governo federal, junto ao Ministério da Educação (MEC), para gerenciar as vagas ofertadas para os candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) por mais de 130 universidades públicas e Institutos Federais do Brasil.

O SiSU é um dos programas que utilizam a nota do ENEM como porta de entrada. Mas existem várias outras formas de usá-la, sabia? No post “ENEM: A PORTA DE ENTRADA PARA O SUCESSO” explicamos direitinho como funciona e onde é possível utilizar o ENEM.

No caso do SiSU, você não precisa mais fazer o vestibular de cada uma das universidades pretendidas para concorrer à uma vaga: com suas notas do ENEM, é possível entrar em qualquer universidade que faça parte do sistema unificado. As Universidades Federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul estão entre elas, além de cursos técnicos e também as graduações tradicionais como Medicina, Engenharia Civil e Direito, entre muitas outras opções. Bom né? 🙂

Distribuição por estado das mais de 205 mil vagas do SISU em universidades e Institutos Federeais do Brasil

Como as vagas são distribuídas no SiSU?

Em um sistema dinâmico que funciona como um leilão.

O SiSU funciona como uma espécie de “leilão” que distribui mais de 200 mil vagas ao redor do país entre os candidatos inscritos. De um lado, considera o número de vagas disponíveis para cada curso em cada uma das universidades; de outro, considera o número de candidatos inscritos e os seguintes critérios de seleção:

1. NOTA MÍNIMA POR MATÉRIA, estabelecida para cada curso e universidade. Se alguma de suas notas estiver abaixo do mínimo, não é possível concorrer. Se todas estiverem acima, sua aprovação vai depender do número de vagas disponíveis e da sua colocação.

2. PESO DE CADA UMA DAS ÁREAS do conhecimento do ENEM para o determinado curso e universidade. São elas: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Essa composição vai gerar o que chamamos de “nota ponderada”, que determina sua média para um curso específico. Com as médias de todos os candidatos elegíveis e inscritos no curso, é determinada a classificação dos mesmos.

Ou seja, para passar você precisa estar acima da nota mínima por área e em uma colocação que esteja dentro do número de vagas para o curso desejado. Muito complicado? Calma, a gente te ajuda a entender!

.

banner ebook SISU

.

Como funciona a variação das notas de corte do SiSU?

Muda a todo instante de acordo com a concorrência.

De forma simples, a nota de corte corresponde à média ponderada do último candidato que irá passar em um determinado curso. Ou seja, se um curso tiver 50 vagas, a nota de corte será sempre a nota do candidato que estiver na 50º colocação.

Quer uma dica? Veja as notas dos anos anteriores, elas podem dar uma ideia das suas chances, mas é sempre importante lembrar que a popularidade de um curso ou universidade pode variar de um ano para outro.

As vezes a opção dos seus sonhos pode ter uma nota de corte muito alta, mas há outras similares, até mesmo em outras cidades, que podem fazer sentido para quem quer entrar na universidade o quanto antes. Avalie com carinho todas as possibilidades!

.
Como participar do SiSU?

Inscreva-se no site do SiSU em até 2 cursos pretendidos.

Para ser um candidato apto é preciso fazer a prova do ENEM e não zerar a redação. No período de inscrições do SiSU, você pode se cadastrar no sistema através do site do MEC com o seu número de inscrição e senha usados no ENEM do mesmo ano.

Você poderá escolher até 2 cursos, indicando sua 1ª e 2ª opção. Nesse momento, escolha se vai concorrer à vaga de ampla concorrência ou por cotas.

.
Escola pública? Fique atento às cotas!

Há diversos tipos de cotas que aumentam sua chance de aprovação: racial, por renda e outros critérios que podem ser estabelecidos por cada uma das universidades participantes. Algumas delas, por exemplo, dão prioridade a quem é do próprio estado ou para deficientes físicos.

A principal cota é para quem cursou ou está cursando o Ensino Médio em uma escola pública. A partir de 2016, 50% das vagas do SiSU serão reservadas para candidatos que atendam a este critério. Fique de olho se você é elegível a alguma delas!

.

Na dúvida de que curso escolher no SiSU?

O SiSU tem 4 dias de simulação antes da inscrição definitiva

A partir da data de abertura de inscrição, o SiSU roda 4 vezes (1x por dia) para calcular a atual nota de corte por curso, dependendo da concorrência. Ao longo deste período de simulação, você pode mudar o curso e testar suas chances. É importante monitorar todos os dias para checar sua situação!

A nota de corte representa qual a menor nota para ficar entre os concorrentes potenciais. Confira como ela está variando e garanta que sua nota está próxima.

O conselho é:

  • Coloque como 1ª opção o curso mais próximo do que você quer e na instituição que deseja, já que só ela vale para a lista de espera.
  • Para a 2ª opção, escolha um curso em que tem grandes chances de passar, assim você garante alguma de suas vagas. Se possível, prefira um curso similar na mesma universidade. Caso sua nota esteja muito distante, considere alguma outra opção diferente.

.

🎁 BÔNUS! Confira a lista atualizada de todas as Instituições de Ensino Superior que usam o SiSU como forma de seleção, clicando aqui!

.

Agora que você já conhece o SiSU e todos seus benefícios, não deixe essa oportunidade passar. Faça desse seu #AnoDaVitória!

.

5_Banner conversão_SISU

.

Comentários

Comentários

33 Comments

  1. Muito bom! Sempre achei o SISU super confuso e agora tudo ficou mais claro 😉 O sistema é TOP! Foco na concorrência e simulações…

  2. Sou bolsista em um colégio particular, alguém sabe me dizer se sendo bolsista me enquadro na cota de “estudante de colégio público”?

    1. Lucas, infelizmente não 🙁 A cota é realmente para matriculados na rede municipal, estadual ou federal de Ensino. Mas da mesma forma como há bolsas para escolas privadas, há também para universidades. Você conhece bem o PROUni? Dá uma olhada em como usar o ENEM para conseguir sua bolsa: http://mis.su/sobreENEM 😉

    2. Não, pois o que vale é o ensino que você recebeu no colégio particular, que obviamente é melhor do que os das escolas públicas. Meu caro, você é ampla concorrência.

  3. Minha nota é 700 e meu curso tem nota de corte de 710 pontos, mas ainda nao abriu o sisu pra eu ter uma ideia.. Voce acha que tenho chances?

    1. Oi, Sofia, tudo certo? 🙂

      Flor, considerando que a prova do ENEM desse ano foi mais difícil do que edições anteriores, nossa aposta é de que as notas de corte desse ano serão mais baixas. Mas lembre-se que o cálculo da nota de corte depende muito mais da nota dos outros estudantes que disputarem uma vaga no mesmo curso que você, tudo bem? 😉

    2. A nota de corte só é estipulada após 1 dia da abertura do SiSU…
      E tudo pode mudar, talvez esse ano a nota de corte do seu curso possa ser maior, ou menor…
      Boa sorte.

  4. Eu observei q alguns cursos estão sem nota de corte, isso significa que a quantidade de interesse foi baixa ?

    1. Olá, Emilly! Exatamente 🙂 Significa que a quantidade de inscritos nesse curso é menor do que a quantidade de vagas disponíveis 😉

  5. Bom dia gostaria de saber se a nota mínima exigida por área do conhecimento ela é calculada antes ou depois do calculo de peso. Ou seja se em uma universidade a nota mínima é 450 em todas as áreas de concorrência e em qualquer curso, e eu por exemplo tiro 449 em uma área de conhecimento, mas essa área é peso 3 por exemplo, isso muda alguma coisa, ou seja eu vou poder concorrer? Ou o que vale é a nota anterior ao calculo?

    1. Rodrigo, a nota mínima é critério eliminatório, portanto vem antes do cálculo do peso para cada área do conhecimento, ok? 🙂

  6. Oii . uma duvida desesperadora .
    quero fazer agroecologia minha nota é um pouco maior que a nota de corte do curso . oque isso significa ? ha chances?

    e em zootecnia a nota de corte é maior que a minha nota no enem , por exemplo minha nota 498,52 , e a nota de corte , 560 ? ha chances ?

    1. Alice, em primeiro lugar decida qual desses dois cursos vc mais quer. Depois, nós recomendamos que vc faça o seguinte: coloque como 1ª opção o curso que vc mais quer e que vc tenha uma nota próxima à nota de corte, não precisa ser maior (na 1ª opção vc pode se inscrever na lista de espera e, portanto, ser chamada depois). Coloque na 2ª opção o curso que vc tem mais chances de passar, ou seja, que a sua nota seja igual ou maior à nota de corte. Isso vai garantir que vc passa em alguma coisa, ok? 😉

  7. Blog do Missu me ajuda por favor! Eu quero muito passar na Federal em contabilidade. Aqui na minha região a nota de corte para esta área está 676.10 minha média está 604.04. Sera que tenho chance de passar 😢😢😢

    1. Gabriel, depende. Quanto a lista costumar rodar para esse curso nessa Universidade? Com essa nota de corte e essa média, suas chances estão nas listas de espera. Será que não vale a pena considerar estudar o mesmo curso, mas em outra região, com uma nota de corte mais próxima da sua?

    1. Ju, não tem como ter certeza, porque a nota de corte depende da nota da concorrência, mas já adiantamos que as notas do SISU costumam ficar em torno de 550 e 700 😉

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015