Lista de Filmes para o Vestibular e ENEM

Confira o TOP 7 dos melhores filmes para estudar para o vestibular e ENEM!

.

O que cai no ENEM e nos vestibulares? Como eu posso estudar pro ENEM sozinho? Qual filmes podem me ajudar a estudar? É claro que você vai precisar estudar todas as Matérias que caem no ENEM com teoria e prática, ou seja: lista de exercícios, provas anteriores do ENEM e Simulados Online. Mas filmes com temas históricos são sim um ótimo complemento para o seu Plano de Estudo do ENEM ou Vestibular 😉 Se você também é fã de uma boa leitura ou ainda vai prestar vestibular para uma Universidade que cobra lista de obras obrigatórias, tipo a USP, a UNICAMP ou a UFPR, também listamos os livros que você precisa (ou deve) ler, neste link aqui 😉

Além de saber mais sobre fatos históricos, os filmes nos fazem sentir, prendem a nossa atenção, são uma poderosa ferramenta para aprender e refletir! Tem jeito mais gostoso de se transportar para outras épocas?

Atendendo a pedidos, fizemos uma lista com os sete melhores filmes para estudar para o ENEM e para os principais vestibulares. Nada de filme careta e difícil de encontrar! Aqui só tem dica boa de filmão, descomplicado e legal de assistir. Só não prometemos que não haverão lágrimas 😉 Pega a pipoca e vem!

.

Lista de Filmes ENEM e vestibulares

.

Capitaes Da AreiaCapitães da Areia (2011)

Descrição: Adaptação do livro de Jorge Amado, o filme retrata a vida de meninos de rua marginalizados, que viviam em um trapiche nos anos 1930 na cidade de Salvador e praticavam assaltos na cidade para sobreviver.

Por que assistir? O livro costuma ser cobrada em grandes vestibulares, que traz uma forte crítica social ao usar crianças para denunciar as condições miseráveis do povo brasileiro nas grandes cidades dos anos 1930. Será que as condições sociais no Brasil mudaram muito?

 

 

 

.

.

Olga

Olga (2004)

Descrição: Cinebiografia da jovem Olga Benário, alemã, socialista e judia que participou da Intentona Comunista ao lado de Luís Carlos Prestes e foi deportada para a Alemanha nazista durante o governo Getúlio Vargas. Presa num campo de extermínio, Olga foi morta em 1942.

Por que assistir? O filme traz ótimas referências históricas ao Holocausto, à Intentona Comunista e à Era Vargas, além de mostrar aspectos da Segunda Guerra Mundial no Brasil e no mundo. Ótima pedida pra estudar aspectos políticos e sociais da Guerra.

.

.

A Lista de Schindler

A Lista de Schindler (1993)

Descrição: Conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que se relacionava muito bem com o regime nazista, mas ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus ao dar emprego para eles numa fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.

Por que assistir? Além de ser um filmão, é outra boa pedida para entender o que foi o Holocausto e o impacto social do Nazismo, ao trazer boas referências históricas sobre a Segunda Guerra Mundial e o genocídio dos Judeus. Como eram os campos de concentração? Qual o impacto do Holocausto na História do mundo e na trajetória dos Judeus até hoje?

.

.

O Nome da RosaO nome da rosa (1986)

Descrição: Um clássico do cinema, que retrata conflitos religiosos e questões sexuais ao mostrar a investigação da morte de sete monges que viviam em um mosteiro da Idade Média.

Por que assistir? Além de uma boa imersão na vida e nos valores da Idade Média, o filme retrata o período do Renascimento, movimento cultural que resgataria os valores antropocêntricos e racionais conflitantes com o teocentrismo e o dogmatismo da Igreja Católica. Como foi a passagem da Baixa Idade Média para o Renascimento? Quais mudanças sociais e políticas podem ser observadas? Como a Igreja Católica foi se transformando até os dias de hoje?

.

Os MiseráveisOs miseráveis (2012)

Descrição: Baseado na obra homônima de Victor Hugo, publicada em 1862, o filme mostra a história de Jean Valjean, preso por roubar um pão para alimentar a irmã mais nova. Depois de cumprir pena em regime fechado, Jean é posto em liberdade condicional e tenta retomar sua vida, ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

Por que assistir? Bom filme para se compreender a história da França, nos momentos entre a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832, na primeira metade do século XIX, além das questões sociais e políticas que culminaram com a Revolução Francesa, um dos mais delicados e importantes fatos da história contemporânea.

.

LincolnLincoln (2012)

Descrição: Filme biográfico, que narra a luta do presidente norte-americano Abraham Lincoln pelo fim da escravidão nos Estados Unidos, as tensões entre republicanos e democratas  e o consequente término da Guerra Civil Americana.

Por que assistir? Para aprender um pouco mais sobre a História dos EUA, a Guerra de Secessão e a trajetória dos EUA no século XIX. Qual a importância das conquistas políticas de Lincoln? Qual a influência da Guerra Civil Americana no mundo daquela época e no de hoje?

.

.

Adeus Lenin!Adeus Lenin (2002)

Descrição: O filme conta a história de uma apoiadora do comunismo que fica em coma durante a queda do Muro de Berlim. Quando acorda, meses depois, seus filhos usam todos os esforços para impedi-la de perceber a mudança e a implantação do sistema capitalista, para evitar um choque que pensavam que seria fatal.

Por que assistir? Filme leve e divertido, que mostra de uma forma cômica as mudanças vividas em Berlim e na Alemanha, com a chegada do capitalismo. O que aconteceu na vida cotidiana dos alemães após a queda do muro? Quais as mudanças de valores podem ser percebidas?

.

 

ANOTOU?

Então marque com seus amigos para assistir aos filmes em casa! Mas como o intuito é estudar, lembrem de falar sobre o filme ao final, discutindo aspectos sociais e históricos relacionados às matérias que estão estudando 😉

.

É isso aí! Entre risos e lágrimas, estudar pode e deve ser muito mais que livros e anotações! Então partiu ENEM e vestibulares! #AnoDaVitória ?

 .

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015