MEC anuncia prova alternativa ao ENEM para certificação do Ensino Médio

Novo exame é direcionado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deverá ser aplicado já esse ano para certificação em 2016. O ENEM continua valendo para esta finalidade.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou essa semana o lançamento de um novo exame nacional, exclusivo para os jovens e adultos que desejam obter a Certificação do Ensino Médio.

Até o momento, o ENEM vinha sendo usado com esse fim mas, segundo o Ministro: “O ENEM é um exame mais sofisticado e muito pesado para quem está só se certificando. A nova prova vai ser totalmente diferente, para que esses alunos se sintam mais seguros e confortáveis”.

As provas do novo exame serão unificadas e acontecerão semestralmente, com a primeira edição prevista até o fim de julho desse ano. No entanto, o candidato que desejar, ainda poderá usar o ENEM como forma de certificação do Ensino Médio.

Lembrando que, para obter a certificação pelo ENEM, é preciso pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e mais de 500 pontos na Redação como já explicamos no post “ENEM: A PORTA DE ENTRADA PARA O SUCESSO!”.

ENEM: saiba sua nota ENEM

Certificação para o EJA (Educação de Jovens e Adultos)

O foco do novo exame são os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio com mais de 18 anos, especialmente os da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que, em 2015, contava com mais de 3 milhões de matriculados.

Mais detalhes do novo exame ainda serão publicados pelo Inep. Não deixe de acompanhar o Blog do MISSU para ficar por dentro das novidades! 😉