PLANO DE ESTUDO PARA O ENEM

Siga um modelo de plano de estudo para o ENEM e não deixe passar nada!

.

Depois do nosso post explicando a importância de ter um plano de estudochegou a hora de colocar a mão na massa e montar seu Plano de Estudo para o ENEM!

Fazer um plano de estudo para o ENEM é como criar uma receita: você vai precisar dos ingredientes certos, de atenção, dedicação, paciência e, é claro, um tempero de sua preferência.

Precisamos admitir que não há ninguém mais qualificado para dizer o que é melhor para você do que você mesmo! Assim sendo, você pode – e deve – criar um plano de estudo só seu, adequado à sua rotina. Mas nós queremos, pra variar, dar uma mãozinha e sugerir modelos fáceis e funcionais.

E aí, bora colocar a mão na massa? 🙂.

3_Banner conversão_TREINO GRÁTIS

.

Plano de Estudos para o ENEM

Primeiro, separe os ingredientes:

● O calendário é o ingrediente de ouro de um bom plano de estudo. Acredite, você vai precisar de um! Pode ser no papel, no celular ou no computador.

● Salpicadas de tempero: já marque no calendário as datas importantes, como prazos de inscrição, dias de prova e resultados.

● A nossa massa será o cronograma de matérias. Tenha em mãos a lista de matérias que caem no ENEM e marque as que tem mais dificuldade, para dedicar um tempo maior a elas 😉

● Utensílios: lembra da reflexão que você fez sobre quanto consegue estudar por dia e horários que tem disponível? Então, você vai precisar misturá-los na nossa receita de sucesso.

● Chegou a hora de montar seu cronograma semanal de estudo para o ENEM! Ele precisa contemplar tanto a teoria quanto à prática. A nossa sugestão é que, ao final, você tenha um planejamento como esse aqui:

.

Modelo de Plano de Estudos

.

Plano de Estudos para o ENEM

Misture tudo nas proporções adequadas

● É recomendável estudar de 5 a 6 horas por dia. Encara essa? Com o tempo você vai perceber qual modelo é melhor para você, mas tente não ultrapassar muito esse número. Intensifique seu cronograma conforme for chegando mais próximo da data da prova.

● Defina pequenas metas de estudos diárias, tanto numericamente quanto qualitativamente, dependendo da área. Exemplo: em matérias que você tem facilidade estabeleça um número alto de exercícios a serem resolvidos por dia. Já nas de maior dificuldade, compreenda melhor o conceito e realize menos exercícios em um só dia.

● Um é sempre maior que zero, ou seja: treine TODOS OS DIAS, mesmo que tenha pouco tempo. Resolver uma questão é melhor do que nada e vai garantir que você não perca o ritmo.

● Ao longo do dia, alterne matérias que você tem mais dificuldade com as que tem mais facilidade. Pense em dois modelos:

● Quando tiver pouco tempo foque em matérias mais fáceis;

● Quando tiver mais tempo: comece pelas mais difíceis para aproveitar a cabeça fresca;

● Para cada matéria você deve ter sempre um tempo para estudar a teoria e um tempo para praticar: use exercícios de anos anteriores, consulte a resolução de questões e cronometre o tempo!

● Faça pausas de 15 minutos a cada 2 horas estudando, de preferência entre uma atividade e outra. Beba água, dê uma volta, coma algo… mas é para voltar, hein! 😉

● Ou seja, você precisa dividir as horas do seu dia em tarefas específicas, por exemplo:

  • 1h para estudar assuntos mais fáceis
  • 2h para entender um novo assunto e praticá-lo
  • 2h para praticar as aulas dadas no dia
  • 1h para ver notícias e grupos de estudo

Plano de Estudo Diário

.

Plano de Estudos para o ENEM

Garanta que sua receita tenha uma pitada de:

● SIMULADOS: praticar faz toda a diferença! Os especialistas recomendam fazer ao menos 1 simulado a cada 15 dias, nem que sejam de tamanhos menores. Uma boa dica é treinar durante a semana um pouco por dia com questões de anos anteriores e usar os finais de semana para simulados completos. Dica? O MISSU oferece todos esses módulos de simulados (curtos e completos) e o cadastro é gratuito.

● REDAÇÃO: dedique um dia da semana para fazer uma redação. No seu ritmo, aumente para duas redações por semana até realizar o exame final. Para se acostumar com isso, comece escrevendo sobre assuntos pelos quais se interessa. O importante é treinar muito a interpretação de textos, a elaboração de um bom discurso e a defesa do seu ponto de vista. A quantidade de redações que você deve escrever por semana também pode variar de acordo com o peso que o curso que você deseja fazer dá à Redação, ok? 😉 Mais dicas para redação perfeita do ENEM aqui.

● LEITURA E NOTÍCIAS: reserve um tempo do seu dia para visitar portais de notícias e ficar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo. O ENEM traz muitas atualidades, tanto na redação quanto no contexto das questões. Sempre que possível, leia 2 ou 3 matérias que dissertam sobre o mesmo assunto para criar visão crítica e ter panoramas completos sobre os acontecimentos. Seja cuidadoso com suas opiniões. 😉

A recomendação é que você treine pelo menos 3 vezes por semana com exercícios multidisciplinares (associação entre mais de uma matéria), interpretação de gráficos e problemas e leia muito os noticiários todos os dias. Charles Andrade, o estudante aprovado em 6 vestibulares na Universidade Federal da Paraíba, alerta:  “O Enem, diferente dos antigos vestibulares, não mede conhecimento acumulado, ele mede competências e avalia se o estudante sabe interpretar textos, ler gráficos, resolver problemas de raciocínio lógico, se tem pensamento crítico e coisas deste tipo”..

GUIA: Como fazer Plano de Estudo ENEM e Vestibulares

.

Plano de Estudos para o ENEM

Algo deu errado? Saiba como ajustar sua receita!

Além de continuar misturando sua receita sem deixar a massa endurecer, você precisa também se preparar para imprevistos: eles fazem parte 🙂 Tenha em mente o seguinte:

    ● Aquele papo de aula dada é aula estudada não é brincadeira. Se deixou acumular, passe para o fim de semana. Duas horinhas para resolver uma ou outra pendência não vai atrapalhar sua diversão.

    ● No final de todo mês, faça uma breve revisão para garantir que os temas foram fixados. Aproveite também para avaliar se sua meta de estudos está adequada ou precisa de ajustes. Você é seu maior juiz!

● A coisa desandou de vez? Aprenda a pedir ajuda! Conte com professores ou amigos para montar planos de estudo emergenciais e tirar dúvidas. Vale também participar de grupos de estudo no Whatsapp, Facebook,… a dica é não sofrer sozinho.

.

Plano de Estudos para o ENEM

Agora que você já tem a sua própria receita…

…é hora de mostrar que é bom de garfo! 😛

Deu para perceber que você não precisa fazer maratonas exaustivas de estudos para obter bons resultados, e sim, que é necessário se planejar para que seus esforços sejam bem aproveitados, certo? Com disciplina, otimismo e responsabilidade, seus objetivos vão se concretizar 😉 Conte com a gente neste desafio e boa prova!

.

1_Banner conversão

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015