Nota ENEM e resultado: onde eu posso usar?

SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES: saiba tudo sobre suas opções com a nota do ENEM

O ENEM passou e você é um sobrevivente! #Sucesso Aposto que você tá doido pra saber o resultado e ele só sai oficialmente em Janeiro 🙁 Mas se você já conferiu o Gabarito Oficial do ENEM tá doido pra saber o que fazer com ela, certo? Então #VemComigo, que o MISSU te explica tim tim por tim tim sobre as principais possibilidades:.

Nota ENEM e resultado: onde usar

SISU (SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADO)

Se o que você quer é estudar em uma Universidade Pública ou Instituto Federal do Brasil, o SISU é ideal pra você, pois contempla as principais faculdades do país. Ou seja, ao invés de fazer várias provas de vestibular, você só precisa fazer o ENEM e usar sua nota para concorrer! O SISU é tipo um leilão de vagas, em que você se candidata a dois cursos e disputa uma vaga com os demais concorrentes. Confuso? Te explicamos tudo no post “SISU: INSCRIÇÃO, NOTA DE CORTE E CONCORRÊNCIA”, lembra? 🙂.

Para que serve? Concorrer a uma vaga em um dos 5 mil cursos superiores de uma 128 Universidades Públicas ou Institutos Federais do Brasil usando sua nota do ENEM.

Critério de participação: vai depender da sua nota do ENEM em relação aos número de vagas do curso e Universidade que você deseja, em relação aos outros candidatos que aplicaram para o mesmo curso. Com isso, a nota de corte varia a cada ano, mas dá para ter uma ideia com o nosso super e-bookDistribuição das Notas de Corte SISU 2015”. No post “SISU: INSCRIÇÃO, NOTA DE CORTE E CONCORRÊNCIA” a gente te explica todos os critérios também 😉

Quando? O processo seletivo do SISU é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo (normalmente janeiro e junho).

Mais informações: http://sisu.mec.gov.br.

banner ebook SISU

SISUTEC (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)

É o SISU do ensino superior profissional e tecnológico, ou seja, dos cursos técnicos oferecidos em universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Sesc e Senac) e escolas técnicas de redes estaduais..

Para que serve? Concorrer a uma vaga em um curso técnico superior de uma das 586 instituições públicas de educação profissional e tecnológica usando sua nota do ENEM.

Critério de participação: vai depender da sua nota do ENEM em relação aos número de vagas do curso e instituição que você deseja, em relação à concorrência.  É a mesma lógica do SISU 😉

Quando? O processo seletivo do SISUTEC é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo.

Mais informações: http://sisutec.mec.gov.br

PROUNI (Programa Universidade para Todos)

Se você fez o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral e quer estudar em uma faculdade particular, o ProUni pode servir para você! Ele é um programa do Governo Federal que oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior em universidades particulares e usa a nota do ENEM como um dos critérios para a seleção dos bolsistas. 🙂.

Para que serve? Bancar o custo da sua faculdade particular. As bolsas podem variar de 50% a 100% do custo total do curso.

Critério de participação: Mínimo de 450 pontos em média no ENEM e nota acima de zero na Redação. É preciso também ser brasileiro e estar em busca do seu primeiro diploma de nível superior. Mas lembre-se: só é válido se você cursou o Ensino Médio completo em escola pública ou tenha sido bolsista integral em escolas privadas, bele?

CRITÉRIOS PARA OFERTA DE BOLSA DE ESTUDO (PROUNI)

• Bolsa integral (100%): família com renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsa parcial (50%): família com renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Quando? As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, sempre no início do período letivo de cada semestre.

Mais informações: http://siteprouni.mec.gov.br

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

Você quer fazer uma faculdade particular, não tem condições de pagar as mensalidades mas também não se enquadra nos critérios do ProUni O Fies pode te ajudar! A ideia é adiantar o pagamento da sua graduação, dando a você a oportunidade de pagar de forma facilitada..

Para que serve? Financiar as mensalidades da faculdade particular que você se matriculou, caso ela seja bem avaliada junto ao MEC. Durante o curso, você pagará R$ 50,00 por mês e, após a conclusão do curso, você continuará pagando esse valor pelos próximos 18 meses e só no final desse período você pagará o total restante, havendo a possibilidade de dividir em até 12 anos. A má notícia é que a taxa de juros aumentou para 6,5% ao ano em 2015 🙁

Critério de participação? Não possuir diploma do Ensino Superior, tirar pelo menos 450 pontos no ENEM, não zerar a Redação e ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos. Para saber mais sobre as mudanças no FIES 2016, acesse nosso post “MEC anuncia novidades do FIES 2016 segundo semestre“.

Quando? O processo seletivo acontece duas vezes por ano, sempre no começo de cada semestre. Fique atento à divulgação das datas oficiais pelo MEC.

Mais informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br.

Saiba tudo sobre o ENEM 2016

…“Mas MISSU, quero fazer uma facu privada e não me encaixo em nenhum dos critérios acima…e agora?” Há outras alternativas para você financiar seus estudos! Dá uma olhada no post “E agora, como vou bancar meus estudos?

Não esquece que a nota do ENEM também serve para fazer uma faculdade em Portugal, como te contamos no post “ENEM TAMBÉM VALE EM PORTUGAL!”. Ficou mais fácil de entender, agora? 🙂 O MISSU está aqui para te apoiar em cada etapa, então #Partiu #AnoDaVitória.

Ah! Se você tiver qualquer dúvida, é só escrever para gente aqui embaixo nos “Comentários”, beleza? 😉