Abertas as inscrições para o ProUni 2016! Como funciona?

De 19/01 a 22/01, estudantes de baixa renda poderão se inscrever para concorrer a bolsas de estudo ProUni (parciais ou integrais) em universidades privadas.

.

O sonho não acabou para quem não conseguiu garantir sua vaga em um no SiSU 2016! Muitos candidatos que não passaram em uma pública, estão agora considerado uma universidade particular. Mas como bancar as altas mensalidades? Para isso existe o  ProUni, que oferece bolsas de estudos (parciais ou integrais) em cursos do ensino superior de universidades particulares.

.

ENEM: saiba sua nota ENEM

.

Para ser aprovado, você deve ter feito o ENEM 2015 e atender à alguns critérios de inscrição. Confira abaixo como garantir sua bolsa:

.

Datas ProUni 2016

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no 1º semestre e outra no 2º semestre.

.

Calendário ProUni 1º/2016

Inscrições: 19 a 22/01

Você deve acessar o site do ProUni para se inscrever no programa, usando sua nota do ENEM. A inscrição é gratuita.

1ª chamada: 25/01

A 1ª lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada e, de 25/01 a 01/02, será realizada a comprovação de dados de inscrição dos aprovados junto às instituições.

2ª chamada: 12/02

A 2ª lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada e, de 12/02 a 18/02, será realizada a comprovação de dados dos aprovados junto às instituições.

.

Inscrição ProUni 2016

.

Onde me inscrevo para o ProUni? 

No site oficial do Programa: http://prouniportal.mec.gov.br

.

O que precisa para se inscrever no ProUni?

  • Nº do CPF
  • Nº de inscrição do Enem 2015
  • Senha

Dica: se você está cadastrado no SiSU, deve usar a mesma senha 😉

.

Quem pode se inscrever no ProUni 2016?

São vários critérios! Vamos lá:

  1. Você deve ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas privadas, com bolsa integral, e não ter nenhum diploma do Ensino Superior.
  2. Você deve ter prestado o ENEM 2015 e precisa ter nota mínima de 450 pontos como média das quatro áreas avaliadas e nota da Redação maior que zero.
  3. Você deve comprovar sua renda, de acordo com os critérios abaixo:

          ➤ Para Bolsa ProUni integral (100%): família com renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

          ➤ Para Bolsa ProUni parcial (50%): família com renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

.

IMPORTANTE: as bolsas valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício, você precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo, ok? 😉

.

Quais universidades e cursos participam do ProUni 2016?

São milhares de vagas em universidades privadas! Consulte os links abaixo para buscar quais instituições participam do ProUni 2016:

> Procurar por curso

> Procurar por instituição

> Procurar por região

.

Saiba em quais cursos vc passaria com a sua nota ENEM

.

Como funciona o ProUni?

É muito parecido com o SiSU! O sistema do ProUni também funciona como um leilão, no qua as universidades aprovadas pelo MEC oferecem determinado número de vagas por curso e os candidatos concorrem a elas utilizando sua nota do ENEM. Você poderá concorrer em 2 cursos.

.

Em quantos cursos posso concorrer?

No site do ProUni, você  deverá escolher, por ordem de prioridade, até 2 opções de cursos em uma ou mais instituições, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) a que quer concorrer.

.

Como funcionam as Nota de corte do ProUni?

A nota de corte indica qual deve ser a sua média no ENEM para passar em determinado curso, que depende do número de vagas e concorrência.  Uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte parcial de cada curso e ranking de candidatos, indicando quais são suas chances de passar. Com base nessa estimativa, você pode mudar as suas opções, caso fique fora de algum curso por causa da nota. Isso ocorre durante o período de inscrição (19/01 a 22/01), em que você poderá alterar suas opções quanto quiser. Serão consideradas as opções que estiverem selecionadas no final do dia 22/01, quando as inscrições são encerradas e sistema roda pra valer! Fique de olho 🙂

.

Preciso fazer alguma outra prova para concorrer a uma bolsa do ProUni?

Algumas instituições podem aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. No momento da inscrição, você será informado sobre isso 😉

.

O que preciso para comprovar minha inscrição?

Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, você deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, levando os documentos necessários para comprovar o que você declarou na ficha de inscrição. Prepare-se para levar seus documentos de identificação e da sua família, comprovantes de residência, comprovantes de rendimentos, comprovantes do Ensino Médio, entre outros.

.

> Confira a lista completa de documentos para comprovação aqui 😉

.

Depois que todas as informações forem checadas, você assina o “Termo de Concessão” e é inserido no programa de bolsa. 😀

.

Tem lista de espera no ProUni?

Sim! Caso você não tenha sido selecionado em nenhuma das duas chamadas, você poderá demonstrar interesse em participar da lista de espera, que roda conforme os candidatos desistam de suas vagas ou não comprovem sua inscrição após serem chamados.  

Para participar da lista de espera, você deve se inscrever de 26 a 29/Fevereiro no site oficial do ProUni 2016.

.

….

.

Interessado? Não deixe de se inscrever, essa pode ser a sua oportunidade de fazer uma boa faculdade! 😉 E lembre-se: se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com o MISSU.

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015