Nas últimas semanas, além dos estudantes do Ensino Médio precisarem se preocupar em realizar uma boa prova no Enem, surgiu outra preocupação para uma parte deles: quando, de fato, realizarão a prova. Ou seja, confusão total! Mas tenham uma coisa em mente: o Enem não foi cancelado, ok? 😋

Para contextualizar, tudo começou com o adiamento das provas para cerca de 190 mil alunos devido às ocupações estudantis de diversas escolas-sede, em diversos estados, como Paraná, Minas Gerais e Bahia. Estes alunos realizarão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro e estão sendo alertados quanto a alteração e locais de provas via SMS e pelo site oficial do Enem

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, as provas de dezembro terão o mesmo nível de dificuldade da que será aplicada nos dias 5 e 6 de novembro, os dias oficiais do Enem 2016. O tema da redação, por sua vez, será diferente.

Se nos lembrarmos que o Enem é corrigido pela TRI, o fato de serem questões diferentes em cada uma das provas é relativizado. As provas são todas calibradas para que os resultados sejam comparáveis, mesmo em avaliações diferentes. Mas, mesmo assim, a polêmica não acaba. 👀 

As opiniões dos estudantes que terão as provas adiadas estão bastante divididas: uns dizem que é um tempo a mais para estudar e se preparar enquanto outros não vêem a hora de fazer o Enem para acabar de vez com essa “sofrência”. (Se você tivesse a prova adiada, como acha que reagiria? Conta pra gente nos comentários!)

Por mais que um mês a mais para se preparar para o Enem seja tentador, a nossa dica é que você, mais do que nunca, diminua o ritmo e relaxe!

Nesta reta final de preparação extra para o ENEM, é essencial focar em métodos que ajudem no controle emocional. O domínio da ansiedade é um ponto fundamental no processo de preparação para o Enem, uma vez que quando ficamos muito ansiosos e nervosos durante alguma prova, pode surgir o famoso “branco”, e não é isso que você, que vem se preparando há um bom tempo para o exame, quer que aconteça, não é  mesmo?

Algumas formas de relaxar:

🔷 Controle a respiração: respire fundo, devagar e de forma consciente para evitar que a ansiedade aumente; 😌 

🔷 Tome bastante líquido: se manter hidratado ajuda o corpo a funcionar de maneira correta, controlando as consequências da ansiedade; 💦 

🔷 Durma bem: dormir cerca de 8 horas por dia ajuda o corpo a ficar descansado e com mais energia para passar pelas longas provas do Enem; 💤 

🔷 Se alimente corretamente: evite mudar a alimentação ou comer alimentos pesados durante a semana que antecede o Enem. No dia da prova, leve um doce, pois o açúcar ajuda na liberação de hormônios que controlam a ansiedade; 🍎 

🔷 Se distraia: assista filmes ou séries, escute músicas e converse com os amigos. Esquecer um pouco o Enem, por mais que pareça ser uma missão impossível, é uma boa dica para se sentir menos pressionado. 🎬 

*informações retiradas do artigo publicado em http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/enem/enem-2016-saiba-como-controlar-a-ansiedade-281gk8gv21zxufzcje3bytfgy

E, só para não esquecer, confira algumas informações e dicas essenciais sobre a prova:

Saiba o que levar e o que não levar no ENEM 2016

Não importa em que dia você fará a prova, o importante é ter em mente que, se você se preparou, tudo vai dar certo! Confie em si mesmo e #partiuEnem2016! 🏆 

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