Redação para Vestibular: 5 passos para um bom texto

Macetes para 2ª fase do vestibular, modelos de redação e dicas de como fazer uma boa dissertação

A 1ª fase dos principais vestibulares já passou, mas a verdade é que ainda tem muita água pra rolar nos rios dos processos seletivos! USP, Unicamp, Unesp, Federais…Isso inclui provas de habilidades específicas, questões discursivas e a tão temida Redação, como a gente já te contou no post “Como estudar para a 2ª fase dos principais vestibulares?”.

Seja faculdade pública ou privada, a Redação é figura carimbada nos processos seletivos das melhores universidades brasileiras e até do ENEM, lembra? Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas para você se preparar e arrasar na caneta 😉

Modelos de Redação

Escrever pro vestibular é bem diferente de escrever na Internet, no Facebook ou no Twitter. Cada universidade exige um modelo específico de redação, que você não pode ignorar, seja dissertação, carta ou narração. O modelo mais comum é a dissertação mesmo, na qual você defende um ponto de vista e faz uma análise crítica sobre um determinado assunto. É o mesmo gênero da Redação do ENEM, sabe? Portanto, preste muita atenção no modelo que o seu vestibular exige e treine para ele!

6_Banner conversão_VESTIBULARES

Planejamento é tudo!

Não comece a escrever sem planejar o que terá em cada parágrafo, sem refletir sobre o assunto ou sem elencar seus argumentos. Você corre o risco de fugir do tema proposto! A estrutura básica de qualquer redação é: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para facilitar, siga o passo a passo para uma boa redação:

1. Leia atentamente a proposta! Se precisar, leia quantas vezes forem necessárias.
  2. Leia com atenção os textos de apoio (se houver) e já grife os trechos que podem ser usados em sua argumentação
  3. Faça uma lista dos seus conhecimentos a respeito do tema: leituras prévias e fatos importantes que embasarão o seu texto.
  4. Defina o seu ponto de vista e faça um rascunho do que pretende escrever em cada parágrafo.
  5. Reescreva e releia o texto, fazendo uma breve correção. Retire ou acrescente tudo o que for necessário.
  6. Após as correções, passe a redação a limpo e não modifique mais nada!

Linguagem: menos é mais!

● Use a norma culta, seja direto e use linguagem simples. Linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

● Evite os clichês, as palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaram conhecidas.

● Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes.

● Tome cuidado com radicalismos na dissertação, evitando “nunca”, “sempre”, “jamais” e derivados. Defenda seu ponto de vista com argumentos e posições claras, racionais e, principalmente, respeitosas.

● Seja coerente. Suas ideias precisam formar um todo e, para isso, estabeleça uma ordem para que as ideias se completem.

Gramática: evite os erros mais comuns

Essa dica é básica, né?! Tome cuidado com a ortografia das palavras e com as concordâncias nominal e verbal. Já falamos aqui sobre como evitar os 8 erros mais comuns de português, lembra? Além disso, não use palavras estrangeiras ou gírias. Tá com dúvida na hora de usar algum termo? Procure trocá-lo por outra palavra mais segura, para não arriscar 😉

IMPORTANTE: o Novo Acordo Ortográfico só será adotado, obrigatoriamente, a partir de 2016. Portanto, você não precisa se preocupar com as novas regras ainda! Mas cuidado para não misturar a nova com a velha, ok? 😉

Pontuação: ela pode salvar ou arruinar seu texto

● Vírgula não é orégano para você salpicar ao longo do texto, viu? Só as use quando for realmente necessário. Pausas desnecessárias comprometem o ritmo e a continuidade do  seu texto.

● Evite os sinais de pontuação que você não tem certeza de como usar, por exemplo reticências, aspas, ponto e vírgula e etc.

● Caso haja diálogo no seu modelo, não esqueça de usar os sinais específicos como os dois pontos e o travessão.

Parágrafos: respeite-os 😉

● Marque o tamanho do parágrafo e siga esta marcação até o final do texto.

● Não deixe espaços vazios nas laterais das linhas, isso pode te descontar pontos.

● Faça algumas linhas a mais do que foi pedido, mas não exagera e respeite os limites da folha de redação. Deixe os textões pro Facebook, ok?

● Capriche e use letra legível. Imagine o corretor tentando entender o que você escreveu!

● Evite rasuras, mas caso erre alguma palavra ou pontuação, risque a palavra e escreva novamente em seguida, sem grilos 😉

● Não esqueça do título, mas só coloque na redação se a proposta exigir!

Agora pegue tudo isso e treine, treine e treine como se não houvesse amanhã! Apenas a prática vai deixar você preparado e seguro na hora H. Escolha temas atuais e escreva sobre eles.

Aliás, fique bem atento às Atualidades que podem cair no vestibular, como já te contamos. Os grandes vestibulares vão cobrar esses assuntos nas questões discursivas e na redação: sim ou com certeza? Então #partiu malhar esses dedos e boa sorte! 😉