S.O.S ENEM 2016: Plantão de Dúvidas

Tiramos todas as suas dúvidas sobre inscrição do ENEM 2016, como é a Prova e a Redação, como organizar os estudos e muito mais!

Como fazer a inscrição pro ENEM? Quais documentos são necessários? Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição ao ENEM 2016? O que mudou no ENEM 2016: identificação digital biométrica, nova prova para Certificação do Ensino Médio. Saiba o que estudar: como é a prova, lista de matérias, atualidades que podem cair, como treinar Redação e muito mais!

Para tirar todas as dúvidas sobre o ENEM, os especialistas do MISSU estiveram ao vivo no Youtube para um Plantão de Dúvidas com milhares de estudantes de todo o país! Confira aqui o que rolou! 🙂

Aproveite para baixar o nosso Guia Digital – Tudo sobre o ENEM 2016 e confira dicas sobre como se inscrever, como a prova funciona, tudo sobre a nota TRI, como estudar, como fazer um plano de estudo até o ENEM e, claro, como tirar uma boa nota! Baixe agora ❤

Saiba tudo sobre o ENEM 2016

Abaixo você também confere as principais dúvidas e respostas sobre o ENEM 2016:

INSCRIÇÃO ENEM 2016

Como faço para me inscrever no ENEM 2016?
Durante o período de 9 a 20 de Maio de 2106, você deve acessar o site do INEP e fazer sua inscrição.

Quais documentos eu preciso para conseguir me inscrever no ENEM 2016?
Para conseguir fazer a sua inscrição no ENEM 2016, você vai precisar de:

  • E-mail válido
  • Número de celular ativo
  • RG e CPF
  • Informar a cidade do seu local de prova


Não tenho RG, posso me inscrever no ENEM 2016?
Infelizmente não! Para conseguir se inscrever no ENEM é imprescindível possuir um número de RG e de CPF válidos. Se você ainda não possui um, corra para tirar a tempo das inscrições!

Como vai funcionar a identificação biométrica no ENEM 2016?
Segundo o MEC, a digital de cada estudante será coletada no 1º ou no 2º dia de provas do ENEM. O objetivo é evitar fraudes, já que assim não será possível que outra pessoa faça a prova no lugar do inscrito. Mais informações sobre como a identificação vai funcionar serão divulgadas em breve.

Quanto custa a inscrição do ENEM 2016?
Esse ano a taxa de inscrição custa R$ 68,00 e poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio. O boleto paga pagamento (GRU – Guia de Recolhimento da União) é gerado no momento da sua inscrição.

Como conseguir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2016?
Se você está no 3º ano do Ensino Médio em uma instituição de ensino da rede pública está automaticamente isento da taxa de inscrição. Mas se esse não é o seu caso e você gostaria de pedir a isenção, você pode declarar carência durante a inscrição. Você terá que responder mais algumas perguntas sobre a sua situação sócio-econômica e aguardar até o final das inscrições (dia 20 de Maio) para verificar se a sua solicitação foi aceita ou negada na página do participante no site do INEP (o mesmo que você usou para se inscrever). Caso seja negada, você deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU (boleto) e pagá-la até o dia 25 de Maio.

Como me inscrever como treineiro no ENEM 2016?
Você deverá fazer o processo da inscrição normalmente no site do INEP até a página que pergunta sobre a sua situação em relação em Ensino Médio. Se você responder “Estou cursando o Ensino Médio, mas não concluirei no ano letivo de 2016” será inscrito automaticamente como “Treineiro” e não poderá participar dos processos seletivos do ProUni, SiSU, Fies e nem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

passo8-1024x484

Qualquer um pode conseguir a Certificação do Ensino Médio com o ENEM?

Quem está cursando o Ensino Médio será automaticamente certificado por sua escola no 3º ano. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio é destinado a jovens e adultos que não frequentaram ou deixaram a escola antes do 3º ano e poderão então obter o atestado de escolaridade por meio do seu desempenho no ENEM. Para isso é preciso que tenham mais de 18 anos na data da 1ª prova do ENEM e tenham nota mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 pontos na redação.

Como faço para pedir a Certificação do Ensino Médio?
Durante a inscrição você deverá sinalizar que deseja obter a certificação e indicar a instituição certificadora que deverá emitir o documento para você. Lembrando que o ENEM não certifica, você precisa procurar a instituição certificadora para obter o certificado, após receber a nota do ENEM, ok? Demora de 45 a 90 dias úteis para receber o diploma, mas até lá você ficará com um comprovante provisório que tem a mesma função, ok?

Como é a prova de Língua Estrangeira do ENEM 2016?
Não existe uma prova de Língua Estrangeira, são apenas 5 questões que estarão entre as 45 questões da prova de Linguagens e Códigos. Na inscrição do ENEM você indicar qual Língua Estrangeira prefere entre Inglês e Espanhol, sem possibilidade de alteração posterior!

Qual Língua Estrangeira é mais fácil: Inglês ou Espanhol?
Não existe uma Língua mais fácil, tudo depende do seu preparo, do seu conhecimento e da sua facilidade. Lembrando que intenção é avaliar a sua interpretação de texto e capacidade de entender a língua em seu uso cotidiano, ou seja, normalmente são reportagens, poemas, trechos de livro, quadrinho ou charge em Inglês ou Espanhol e as alternativas de resposta em Português.  Para conferir conferir exemplos de questão do próprio ENEM e decidir com mais segurança, acesse o nosso post  INGLÊS OU ESPANHOL NO ENEM? SAIBA QUE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESCOLHER.

banner-CTA-LinguaEstrangeira

ACOMPANHE O STATUS DA INSCRIÇÃO: Todas as informações declaradas durante a inscrição, o boleto de pagamento da taxa, seu local de prova, seu cartão de inscrição e todas as informações relacionadas à sua inscrição estarão disponíveis na PÁGINA DO PARTICIPANTE.

? Ainda está com dúvida sobre a inscrição do ENEM 2016? Confira um passo a passo completo aqui!

.

O QUE DÁ PARA FAZER COM O ENEM?

img O QUE POSSO FAZER COM ENEM

A quais programas do governo e processos seletivos eu posso me inscrever com o ENEM?
Com a nota do ENEM você pode se inscrever para o SiSU, para o ProUni, para o FIES, para o Pronatec e para o Sisutec, além de poder obter o certificado do Ensino Médio caso tenha mais de 18 anos e não terminou a escola.

É verdade que tem uma nova prova para quem só quer tirar a Certificação do Ensino Médio?
É verdade! Em março, o MEC divulgou que, ainda em 2016, deverá acontecer uma prova específica para quem deseja apenas obter a certificação do Ensino Médio. As provas do novo exame serão unificadas e acontecerão semestralmente, com a primeira edição prevista até o fim de julho desse ano. Mas o ENEM continua valendo para essa função também. Saiba mais aqui 😉

Quais Universidades públicas e Institutos Federais usam a nota do ENEM?
Praticamente todas as Universidades e Institutos Federais e algumas Universidades Estaduais oferecem vagas para candidatos do ENEM. Em 2016 são mais de 131 instituições participantes e 228 mil vagas para mais de 6 mil cursos, sendo que algumas já aboliram completamente o vestibular próprio (como a UFSCar, Unifei, UFAL, UFRN) e outras mantiveram, disponibilizando parte de suas vagas para candidatos do ENEM (como a USP, UNB, UFPR, UFPR). O processo seletivo acontece por meio do SiSU ou SiSUTEC sempre no início de cada semestre.

Posso concorrer ao SiSU, ProUni e FIES ao mesmo tempo?
Pode sim! Você pode concorrer a todos os processos seletivos e programas do Governo ao mesmo tempo, mas não pode usufruir de mais de um deles ao mesmo tempo, ou seja, se você conseguiu uma vaga pelo SiSU, não conseguirá uma bolsa de estudos pelo ProUni. Exceção ao ProUni e Fies, pois é possível financiar 50% da faculdade pelo Fies e conseguir uma bolsa pelo ProUni para os outros 50%.

Quero ProUni e/ou FIES, preciso fazer vestibular ou só a nota do ENEM é suficiente?
ATENÇÃO! A nota do ENEM é apenas um dos critérios para selecionar quem pode solicitar a bolsa ou o financiamento, não é garantia da vaga! Portanto, você ainda precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que deseja para garanti-la. Como isso pode variar de faculdade para faculdade, pesquise sobre o processo seletivo e os programas do governo da universidade que você deseja estudar para saber mais.

Como funciona o SiSU?
O SiSU é o sistema do Governo Federal que seleciona os estudantes para as vagas nas Universidades Federais do Brasil. Ele acontece semestralmente e funciona como um leilão: as maiores notas levam as vagas disponíveis. Você confere TUDO sobre o SiSU no post “SISU 2016: INSCRIÇÃO, NOTA DE CORTE E CONCORRÊNCIA” Ou baixe o nosso Guia Digital!

Guia Digital SiSU

Como funciona o FIES?
O FIES serva para você financiar, a juros baixos, as mensalidades de uma faculdade particular. A ideia é adiar o pagamento da sua graduação, dando a você a oportunidade de pagar de forma facilitada. Durante o curso, você pagará R$ 50,00 por mês e, após a conclusão do curso, continuará pagando esse valor pelos próximos 18 meses e só no final desse período você pagará o total restante, havendo a possibilidade de dividir em até 12 anos. A taxa de juros está a 6,5% ao ano desde 2015. Um dos critérios para conseguir o financiamento é a nota do ENEM e você precisa de no mínimo 450 pontos de média nas áreas do conhecimento e nota diferente de zero na Redação. 

Como funciona o ProUni?
O ProUni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior em universidades particulares e usa a nota do ENEM como um dos critérios para a seleção dos bolsistas. Lembrando que ele só é válido se você fez o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. As bolsas podem variar de 50% a 100% do custo total do curso. Você precisa de no mínimo 450 pontos de média nas áreas do conhecimento e nota diferente de zero na Redação. 

Como funciona o SiSUTEC?
O SiSUTEC é o SiSU do ensino superior profissional e tecnológico, ou seja, dos cursos técnicos oferecidos em universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Sesc e Senac) e escolas técnicas de redes estaduais. Ele serve para concorrer a uma vaga em um curso técnico superior de uma das 586 instituições públicas de educação profissional e tecnológica usando sua nota do ENEM.

Confira abaixo um resumo de cada uma das modalidades:

Confira os principais usos para a nota do ENEM

 

COMO SERÁ A  PROVA DO ENEM 2016

Onde e quando será a prova do ENEM 2016?
A prova do ENEM esse ano acontece nos dias 5 e 6 de Novembro de 2016 em todo o Brasil, a partir das 13h (horário de Brasília). O seu local de prova será definido pela cidade que você indicar na inscrição e será divulgado na Página do Participante algumas semanas antes da data da prova.

Como é a prova do ENEM 2016?
A prova do ENEM é composta por 180 questões objetivas, divididas em 4 áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática, além de uma Redação Dissertativa. No 1º dia de prova você responderá a 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Ciências Humanas. No 2º dia de prova, serão mais 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Matemática, mais a Redação.

Quais as Habilidades são cobradas na prova do ENEM 2016?
A prova do ENEM avalia a sua capacidade de resolver uma situação problema em um contexto, requerendo uma habilidade retirada das matrizes das 4 áreas do conhecimento. Cada habilidade tem uma lista de objetos do conhecimento que devem ser estudados por você. Você pode conferir a Matriz de Habilidades do ENEM clicando aqui.

O que cai na prova do ENEM?
Tudo o que você viu e estudou durante a escola, ou seja, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio é matéria pro ENEM! Mas lembre-se: a prova do ENEM não vai cobrar conteúdo específicos, mas sim a sua capacidade de relacionar as ideias e resolver problemas, como a gente já te explicou aí em cima! 😉

O que cai no ENEM

COMO É  A NOTA DO ENEM

Como funciona a nota do ENEM?
A nota do ENEM é posicionada entre 0 e 1.000 pontos e cada área do conhecimento possui uma escala própria. Ou seja, o resultado do ENEM é sempre composto por 5 notas, uma para cada área do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação.

O que é a escala a TRI da nota do ENEM?
A escala TRI funciona como uma régua de 0 a 1.000, em que o meio, 500 pontos, representa o desempenho médio dos alunos na prova do ENEM de 2009, quando a escala ENEM foi calibrada pelo INEP. Sua nota vai depender apenas de quais questões você acertou e de como elas estão posicionadas na régua.

Como é calculada a nota de cada área?
No ENEM, cada questão tem um peso diferente de acordo com seu grau de dificuldade. Assim é possível traçar um perfil para cada aluno e a nota é, portanto, personalizada por candidato. No ENEM o que importa não é quantos acertos você tem, mas sim QUAIS acertos! A lógica é que você precisa saber o básico para resolver problemas mais complexos. Para entender melhor como a nota do ENEM funciona, acesse nosso post sobre a nota TRI.

Como aumentar a minha nota do ENEM?
Como a nota do ENEM não segue a lógica simples do “1 acerto = 1 ponto”, acertar uma questão no chute no ENEM não diminui sua nota, mas esse acerto vale menos. Não gaste seu tempo tentando acertar as questões mais difíceis para aumentar sua nota. Dedique-se às questões que você sabe, mas não deixe nenhuma questão em branco!

ENEM: saiba sua nota ENEM

REDAÇÃO DO ENEM 2016

Qual é o tipo de redação cobrada pelo ENEM? Como é a prova?
A Redação do ENEM tem um modelo fechado: dissertação argumentativa, ou seja, você receberá um tema, textos de apoio e deverá escrever uma proposta de resolução para esse problema. Não deixe de ler e usar a coletânea de textos para embasar o seu texto, mas cuidado para não copiar. Isso fará você perder pontos! Os temas costumam ter cunho social, de reflexão, portanto esteja a par das atualidades e informe-se. Saiba como fazer uma Redação NOTA MIL clicando aqui.

Quais são os critérios de avaliação da Redação e como eles compõem a nota?
A nota da redação representa 20% da nota total da prova do ENEM e é composta pela avaliação de 5 competências diferentes, onde cada uma delas valem 200 pontos. São elas:

  1. Domínio da Língua Portuguesa
  2. Compreensão da proposta da redação
  3. Seleção e organização das informações
  4. Conhecimento para argumentação
  5. Proposição de soluções para o problema abordado

Historicamente, os candidatos tem uma especial dificuldade no critério 5, da proposição de soluções, portanto, treine muito ao longo do ano e crie o hábito de ter uma opinião crítica sobre os acontecimentos e notícias.

O que pode fazer zerar a Redação do ENEM?
Um dos principais motivos para zerar a Redação do ENEM é fugir ao tema proposto. Portanto, leia com atenção o tema e os textos de apoio. Procure identificar qual é o problema e pense na melhor solução para ele. Lembre-se: a Redação é uma das poucas áreas do prova do ENEM em que é possível tirar 1000 pontos! Além disso, muitas Universidades dão um bom peso para ela.

Qual deve ser o tema da Redação do ENEM 2016?
Os temas escolhidos para a Redação do ENEM estão sempre relacionados ao cotidiano brasileiro e à questões sociais, para que todos os candidatos tenham conhecimento e informação suficientes para produzir um bom texto. Antes da prova é impossível saber qual será o tema, mas com certeza estará relacionados às atualidades. Confira uma lista de temas atuais que devem cair na prova do ENEM 2016 e podem também ser o tema da Redação!

REDAÇÃO NOTA MIL

REDAÇÃO NOTA MIL

PLANO DE ESTUDO PARA O ENEM 2016

Ainda dá tempo de se preparar! Baixe o nosso Guia Digital “Como fazer um Plano de Estudos” e saiba como preparar um cronograma personalizado para você ?

GUIA: Como fazer Plano de Estudo ENEM e Vestibulares

Tem alguma dúvida que não foi respondida aqui? Mande um e-mail pra gente no ajuda@missu.com.br Vamos adorar te ajudar!

 

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015