JOVEM DA BAHIA VISITA USP EM TOUR DE PROFISSÕES

1º colocado em site de simulados do ENEM, Guilherme ganha Tour Monitorado à USP, a faculdade dos seus sonhos

.

O vestibular está aos poucos se aproximando e a pergunta que não quer calar é: de onde tirar forças para estudar desde já? O estudante Guilherme da Mata de Jesus, de 16 anos, encontrou uma boa resposta que pode ajudar você! Leia esse post e se inspire nas dicas dele 😉

O Gui mora em Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia, e sonha em cursar Gestão de Políticas Públicas na USP. Ele estava na luta para concluir o Ensino Médio, decidir o que fazer da vida e ainda dar duro para estudar para o vestibular… sabe bem como é, né? Foi aí que ele descobriu um grande aliado: o Missão Universitário! Além de manter nosso querido blog, o MISSU é uma plataforma com Treinos Diários pro ENEM, simulados completos e, bingo: um incrível Programa de Recompensas que premia a dedicação nos estudos! De experiências exclusivas à smartphone e outros gadgets, o que vale é manter a motivação.

Como 1º colocado no ranking de Maio, o Gui ganhou uma viagem VIP pra conhecer a universidade dos seus sonhos! Agora em 19 de Junho ele vai conhecer o campus da USP e os principais pontos turísticos da cidade, falar com veteranos e vivenciar na pele a rotina de um universitário! “Nem acredito que estou prestes a conhecer de perto a melhor universidade do Brasil!”, comemora ele.

Se ele é NERD? Não, apenas focado e esperto 😉 Dá uma olhada no vídeo e na nossa entrevista com ele:

MISSU: Queremos muito saber como você está se sentindo com a notícia…

Guilherme: Eu tava nervoso, sem saber se conseguiria, mas com muita expectativa… Fiquei até de madrugada de olho e não saia o resultado rs Foi uma surpresa quando me ligaram, fiquei muito satisfeito e mais confiante! Muitas pessoas que acompanharam minha trajetória também ficaram super contentes.

.

MISSU: Que maravilha! Já escolheu a universidade que vai querer visitar?

Guilherme: Sim, escolhi a USP! Nem acredito que estou prestes a conhecer e me encantar com a melhor universidade do Brasil! Quero cursar Gestão de Políticas Públicas lá…

.

MISSU: Legal! E como você se vê daqui uns anos? Qual é o seu sonho?

Guilherme: Sou louco por educação e tenho muitas ambições. Sonho em transformar o modelo educativo do Brasil e é por isso que escolhi o curso de gestão de políticas públicas: pretendo ser secretário da educação ou algo na área de educação. Também quero ser professor para entender como funciona o sistema educacional hoje.

.

MISSU: Nossa, que surpresa boa! E de onde vem essa vontade de fazer carreira no âmbito educacional? Você já teve contato com a área?

Guilherme: É que eu sei o valor do esforço e por isso gostaria que o âmbito educacional fosse mais justo e menos defeituoso. Sabe, até nos melhores colégios têm muitos problemas e eu quero fazer algo para melhorar isso. Eu me dedico todos os dias para chegar lá e percebo que para alcançar esse resultado não preciso de pressão e sim de dedicação e apoio.

.

MISSU: Concordamos com você. E ficamos ainda mais curiosos para saber como você chegou no topo do ranking! Conta pra gente: como é a sua rotina de estudos e quais são suas maiores dificuldades?

Guilherme: Eu não sou o mesmo que era no ano passado, estou me esforçando mais. Eu moro em uma cidade e estudo em outra, então é claro que já tive preguiça ou já fiquei desestimulado porque minha rotina é pesada. Mas eu tenho força de vontade! Eu não faço cursinho ao mesmo tempo que o ensino médio por causa dessa rotina, então preciso me organizar sozinho! Por isso fiz um calendário mensal e organizei por dias e símbolos quais aulas estudaria, separei que tipo de questões faria por semana e deixei cada dia para uma matéria em específico. Todos os dias eu resolvo alguma questão da FUVEST e do MISSU. E quando não me identifico com uma das matérias, estudo ela todos os dias por uns 15 minutinhos para que isso vá se fixando e devagar eu veja graça naquilo. Mas me respeito também, nos dias em que a gente não está muito bem não adianta sair fazendo tudo porque o resultado não é positivo.

.

MISSU: Como conheceu o MISSU? E em que ele te ajudou na rotina de estudos?

Guilherme: Com certeza. Conheci o MISSU através de um professor meu, vi no Facebook que ele tinha curtido e entrei no site para entender melhor. A primeira impressão visual já foi positiva, o site é super colorido e organizado. Em 5 minutos a paixão bateu. Fiz o cadastro e logo paguei pelo plano gabaritado. Os simulados me ajudam diariamente, não preciso nem comentar isso, né? Também gosto do programa de recompensas, que é super animador para quem estuda, faz valer todo o esforço e isso me estimula muito. O SISUmetroº também me ajudou, me deu uma perspectiva de qual era minha chance de aprovação, por exemplo: o primeiro simulado que fiz tive nota de 650 e a nota do curso que quero é de aproximadamente 700, isso me deixou mais feliz e confiante. Estou evoluindo com as ferramentas que o site e o plano me proporcionam.

.

1_Banner conversão

.

MISSU: Que dica você daria para quem está nessa “missão universitária” também?

Guilherme: Primeiro de tudo é paciência. Na hora certa vai surgir o curso que você quer, mas também não adianta ficar sentando esperando por uma resposta, você precisa saber quais são os cursos existentes por aí. O que vejo é que muita gente só conhece medicina, psicologia, direito e outras cinco opções mais comuns… Você precisa ir atrás e buscar todas as possibilidades: veja entrevistas com profissionais, coisas na internet e artigos sobre o dia a dia das carreiras. Eu escuto muito a frase “eu sou bom de humanas então é claro que eu não vou para exatas”, bom, eu acho que não é bem assim. Tem muitos cursos por aí, e você precisa entender cada um deles para dizer isso com propriedade. A segunda coisa é organização. Eu não era muito organizado há uns 2 ou 3 anos mas com o tempo percebi que preciso ter onde anotar tudo o que preciso fazer para completar todas as etapas com sucesso.

Eu também diria que não é bom saturar a sua semana, você precisa fazer atividade física, dormir bem e ter momentos de lazer. Eu sempre tenho aquele dia do “nada” que é pra relaxar, e nesse dia faço algumas coisas que gosto muito: assistir um documentário ou filme interessante, por exemplo, me faz adquirir conhecimento até nesse momento. Acho que é isso!

.

Bom, depois de conhecer a história do Guilherme, resta alguma dúvida de que a dedicação e o equilíbrio são as maiores chaves para o sucesso? Esperamos que a trajetória dele incentive você a dar mais passos em direção ao seu objetivo. E nós do MISSU, é claro, estamos aqui para te auxiliar nesse caminho! 🙂

.

Partiu #AnoDaVitória!

.

3_Banner conversão_TREINO GRÁTIS

.

Comentários

Comentários

Simulados ENEM, Simulados FUVEST, Provas Anteriores ENEM, Provas Anteriores Vestibular, Prêmios, MISSU, Missão Universitário, simulados online com gabarito, simulados online ENEM, ENEM 2016, enem provas anteriores, simulado do enem 2015, simulados do enem 2015